Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel conquista prémio nacional de reabilitação urbana

O projeto de reconversão do monumento em unidade hoteleira de 5 estrelas do Grupo Visabeira, assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, conquistou o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Turismo.
A 11.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) consagrou a reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, projeto assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura que deu origem ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Turismo. Os prémios foram entregues na quarta feira à noite, no Palácio da Ajuda.
A reconversão do Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Alcobaça, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989, naquela que é a sétima unidade hoteleira do Grupo Visabeira em Portugal, foi um projeto de grande complexidade no qual a empresa investiu 24,5 milhões de euros.
Para além do projeto, o arquiteto Eduardo Souto Moura foi, também, o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel e pela decoração do espaço, onde integrou, inclusivamente, algumas peças de Álvaro Siza Vieira.
Inaugurado em novembro de 2022, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, unidade de 5 estrelas, está dotado com 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos, quartos familiares, suites e uma master suite.
Em nota à imprensa, o Grupo Visabeira sublinha que a unidade hoteleira “é já uma enorme referência não só a título do turismo de lazer, como de eventos corporate”.