Minsait ajuda Refrival a otimizar recursos com Internet of Things
A Minsait, empresa da Indra vocacionada para a transformação digital e tecnologias da informação, está a ajudar a Refrival a desenvolver o seu serviço técnico com tecnologias Internet of Things (IoT) e analíticas avançadas, otimizando os seus recursos.
Desta forma, a Refrival pode ainda aumentar a qualidade do serviço de manutenção prestado aos seus clientes, que representam mais de 150 mil pontos de venda e uma elevada procura anual de serviços nos mercados de hotelaria, alimentação e eventos, quer em Portugal quer em Espanha.
O projeto consistiu na implementação de um novo sistema de nuvem para a gestão centralizada da informação, com recurso à tecnologia Onesait Plataform da Minsait, uma plataforma multisserviços que gera novos modelos de negócio e tem por base tecnologias de Big Data, IoT e Inteligência Artificial.
Esta solução end-to-end incorpora deteção, identificação e notificação remota de incidentes através da criação de um gémeo digital do negócio e sensorização em tempo real de dispositivos, o que permite a monitorização técnica e operacional das equipas da Refrival, facilitando a análise e a tomada de decisões, tanto de forma proactiva como preventiva.
Ou seja, a tecnologia consolida toda a informação do equipamento sensorizado num único painel de controlo, fornecendo informação essencial para a gestão eficiente das operações e desenvolvimento do negócio.
Entre as inúmeras vantagens, destaca-se o facto de o sistema poder detetar uma avaria numa máquina e enviar automaticamente um técnico para resolver o problema (antes que o próprio funcionário se aperceba) ou melhorar o controlo do equipamento.
Mas também aumenta a eficiência comercial graças à análise comparativa de cada marca, assegurando momentos de maior consumo. Isto permite, por exemplo, segmentar e preparar ações personalizadas, que se traduzem em benefícios tangíveis para a Refrival e para os seus clientes, que aumentam a eficiência das operações de manutenção e campanhas comerciais a partir de diferentes perspetivas, enquanto ajudam a personalizar o serviço e a agilizar os processos.
Para além destes benefícios, a plataforma tem uma importante componente de sustentabilidade, uma vez que melhora os recursos técnicos, visitas e nível de serviço na manutenção; reduz o impacto das emissões de CO2 e otimiza o consumo energético dos equipamentos, incorporando a deteção precoce de consumos anómalos e facilitando a tomada de medidas corretivas de uma forma ágil.
Santiago Urra, diretor de Comunicação da Refrival revela que desde 2020, “temos vindo a apostar na digitalização, ligando os equipamentos dos nossos clientes (torneiras de cerveja, equipamentos de “dispensing” e vitrinas) através de dispositivos sensorizados de IoT. Isto proporciona-nos dados chave sobre os equipamentos que melhora a eficiência do serviço e permite-nos geolocalizá-los e geri-los proactivamente”, sublinhando que desta forma conseguem “um serviço muito mais eficiente e informação chave para melhorar a experiência dos nossos clientes”.
Já Íñigo Arrieta, responsável do projeto na Minsait, a implementação deste projeto tem sido fundamental para o seu desenvolvimento, bem como as capacidades da solução implementada.