Ministro do Turismo do Brasil eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo
Celso Sabino, ministro do Turismo do Brasil, vai assumir, em 2025, a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. Esta será a 1ª vez que um brasileiro ocupa um cargo de relevo nesta instituição, desde a sua criação, em 1975.
A eleição que escolheu Celso Sabino para comandar o Conselho Executivo da ONU Turismo foi realizada em Cartagena, na Colômbia, durante a 122ª Reunião do Conselho, em que representantes de 35 países.
“Em 2025, o Brasil vai ocupar o posto mais alto do turismo no que diz respeito à tomada de decisões no setor”, diz uma nota do Governo Federal do Brasil, publicada no site oficial, sublinhando que “o Titular do Turismo do Brasil vai assumir o cargo mais importante do turismo mundial em relação à tomada de decisões do setor”.
A mesma nota informa que durante o mandato de um ano, o ministro brasileiro será responsável por liderar o órgão nas decisões estratégicas para o setor, como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outras.
“Acredito que a escolha é resultado dos excelentes números que temos obtido no turismo brasileiro, bem como da união dos países da América do Sul em um bloco forte e integrado, em busca de um maior protagonismo no cenário internacional”, sublinha Celso Sabino, citado no comunicado.
O Governo recorda, na mesma nota, que a cidade do Rio de Janeiro, principal porta de entrada de turistas estrangeiros no país, foi o local escolhido para sediar o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe.
Neste escritório vão ser continuadas as atividades da ONU Turismo no âmbito regional e desenvolvidas ações relacionadas com a promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível. Promover a integração do turismo na agenda global, melhorar a competitividade do setor e construir parcerias no sentido de fortalecer a atividade, entre outras iniciativas, serão outras das missões.
Foto: Roberto Castro/MTur
.