Ministro da Economia ‘vê com bons olhos’ compra da TAP pelo grupo IAG
Em entrevista a um jornal espanhol, durante a FITUR, em Madrid, o ministro da Economia, António Costa Silva. Admitiu que poderia haver vantagens se o grupo IAG, que detém a Iberia, comprasse a TAP.
Em entrevista ao jornal espanhol Eleconomista.es, durante a FITUR, Costa Silva admitiu que para as ligações com Madrid e para impulsionar o turismo, seria benéfico que a TAP integrada no grupo que detém a Iberia e a British Airways (além da Vueling e da Aer Lingus).
“A ligação com o ‘hub’ do aeroporto de Barajas [Madrid] impulsionaria tanto o turismo como a economia do país e aqui tem um papel importante não apenas a TAP mas também a Iberia”, afirmou o ministro da Economia na entrevista publicada esta sexta feira, dia 20, pelo Eleconomista.es.
Na entrevista, a compra da TAP pela IAG é dada como favorita por deter a Iberia que tem ligações aos principais aeroportos portugueses, como Lisboa, Porto, Faro e Funchal, com Costa Silva a considerar, a propósito, que “temos de olhar para a conectividade aérea porque há estudos que revelam que condiciona a nossa economia em relação ao resto da Europa, porque somos um país periférico”.
Relativamente à TAP, o ministro da Economia deixou claro na entrevista que se trata hoje em dia de “uma companhia saneada” e que “foram criadas as condições adequadas para a privatização” para a participação “da Iberia e outros operadores internacionais interessados”.