Miguel Sanz sucede a Luís Araújo na presidência da European Travel Commission
Miguel Sanz, diretor-geral da Turespaña, é o novo presidente da European Travel Commission. Eleito para um mandato de três anos, o novo presidente, que sucede ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, pretende dar prioridade ao turismo sustentável e inclusivo, em linha com a Estratégia 2030 da ETC.
O novo presidente da European Travel Commission, entidade que representa 35 organismos oficiais do turismo da Europa, tem mais de quinze anos de experiência na indústria do turismo e é diretor-geral do Instituto de Turismo de Espanha (Turespaña), desde 2020.
De acordo com o comunicado da Comissão, Miguel Sanz “trabalhará com os membros da ETC na implementação da nova Estratégia ETC 2030, levando a organização a um setor de turismo mais inovador, sustentável, verde e inclusivo na Europa pós-Covid-19”.
Mais especificamente, irá apoiar a ETC na implementação de seu recém-lançado Plano de Ação Climática, que visa reduzir a metade as emissões operacionais da organização até 2030 e ajudar seus membros a alcançar o Net Zero. Além disso, irá concentrar-se no fortalecimento da cooperação com a Comissão Europeia e os principais stakeholders no sentido de manter a posição da Europa como o principal destino global de turismo.
Miguel Sanz vai ter como vice-presidentes Martin Nydegger (Turismo da Suíça) Magda Antonioli (ENIT, Itália) e Kristjan Staničić (Croatian National Tourist Board).
Ao comentar a sua eleição, Miguel Sanz afirma ser “uma honra poder liderar a European Travel Commission em nome da Turespaña. Hoje, o turismo europeu enfrenta uma grande oportunidade de emergir como líder em sustentabilidade e inclusão. Devemos garantir que o turismo tenha uma voz mais forte na Europa e na UE e aproveitar seu poder para beneficiar as empresas e comunidades europeias. Reunindo todos os destinos europeus, a ETC tem um papel central no aprofundamento da marca europeia, promovendo os valores de liberdade e diversidade dos continentes e moldando um futuro mais responsável para a indústria do turismo”.
A Luís Araújo, que cessa as suas funções como presidente e “liderou a ETC na crise e recuperação da Covid-19”, a European Travel Commission deixa uma nota de agradecimento: “Luís Araújo deu contribuições significativas para a organização durante sua gestão, trazendo novos membros como França, Áustria e Ucrânia. Também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da nova ETC Strategy 2030, um roteiro abrangente que define a visão e as metas da organização para os próximos sete anos, garantindo uma direção estratégica para o desenvolvimento sustentável”, lê-se na nota publicada no site da ETC.