Miguel Jesus: Roadshow ‘Os Especialistas’ é “um evento a que os agentes de viagens procuram não faltar”

Depois de ter passado pelo Porto, Braga e Coimbra, o roadshow “Os Especialistas” esteve esta quinta-feira em Lisboa, uma vez mais, e sem surpresas, com “casa cheia”, como disse ao Turisver Miguel Jesus, diretor-geral da Image Tours que, em conjunto com Artur Sousa, diretor-geral da ATR, tem a responsabilidade da organização do evento.
Até agora, o roadshow, que teve início no Porto no dia 5 de fevereiro para terminar esta sexta-feira em Albufeira, “está a correr muito bem, o que não é surpresa porque nos últimos anos temos tido sempre “casa cheia” em todos os locais”, disse ao Turisver Miguel Jesus, diretor-geral do operador turístico Image Tours, uma das empresas que desde a primeira hora organiza o evento.
Este ano tem acontecido o mesmo em todas as cidades pelas quais o roadshow já passou, concretamente, Porto, Braga, Coimbra, e esta quinta-feira Lisboa. A propósito, Miguel Jesus referiu mesmo que “só tivemos uma semana de convites porque as inscrições esgotaram. Apenas o Algarve ainda tem lugares disponíveis mas já temos 62 confirmações, o que não é mau para a região”.
No Porto, precisou, “tivemos 247 agentes de viagens”, o que é demonstrativo de que este é um evento “a que os agentes de viagens procuram não faltar e vêm em busca de saber como é que está o mercado em todas as áreas e conhecer as novidades”.


O roadshow serve também para saber como é que os agentes de viagens encaram o ano que está ainda a iniciar-se e Miguel Jesus garante que “estão bastante otimistas” porque as reservas antecipadas “estão a correr muito bem”, com “uma grande procura a nível de circuitos e de Caraíbas”, por exemplo.
Com base naquilo que os agentes de viagens e os parceiros de roadshow sentem, Miguel Jesus assume haver a perspectiva de que 2024 seja um bom ano. “Em conjunto com os nossos parceiros d’Os Especialistas, o optimismo é bastante grande”, afirmou o responsável, acrescentando que “Os nossas parceiros do consolidador Magnet estão muito satisfeitos com o crescimento a nível de emissões, o que é um bom sinal”.
“Não queremos que haja concorrência entre as empresas expositoras e também não queremos aumentar muito o número porque queremos que todos tenham tempo para falar com os agentes de viagens”
Este ano, “Os Especialistas” foram quase os mesmos do ano passado, com apenas uma alteração, “a entrada da Amadeus, o que para nós é bastante importante porque em tempos tivemos a Travelport. O que nós queremos é ter um pouco de tudo, desde os seguros ao consolidador, passando por GDS, operadores, companhias aéreas e de cruzeiros e destinos para que o agente de viagens quando se desloca a este evento sabe que aqui vai encontrar soluções para muitos dos seus problemas”, frisou.
O modelo de roadshow que tem vindo a ser realizado nos últimos anos é para continuar. “Já tentámos várias fórmulas mas achamos que esta é a que funciona para nós que como expositores conseguimos passar a mensagem durante o workshop, e para os agentes de viagens porque o facto de sermos apenas 15 empresas, permite contacto direto com todos os fornecedores”.
O roadshow “Os Especialistas” não está fechado à entrada de novos parceiros, mas há regras, como explicou Miguel Jesus: “não queremos que haja concorrência entre as empresas expositoras e também não queremos aumentar muito o número porque queremos que todos tenham tempo para falar com os agentes de viagens”.
Miguel Jesus aproveitou para fazer um apelo aos agentes de viagens para que não faltem quando estão inscritos: “Nós temos um problema que é o facto de os agentes de viagens se inscreverem e depois não virem, à exceção do norte, onde o que acontece é que aparecem sempre mais pessoas do que as que estão inscritas mas em Lisboa isso acontece muito”. Ora, um evento deste tipo “tem custos enormes e chegamos às vezes ao final dos eventos e temos faturas altíssimas de pessoas que não comparecem”.
Face a isto, o diretor-geral da Image Tours avança que o núcleo organizador gostava de introduzir algumas inovações ao nível do site do evento e do acompanhamento das inscrições para que os agentes de viagens não se esqueçam que estão inscritos.