Miguel Albuquerque garante que Madeira “não vai entrar no capital” da SATA
“Nós não vamos entrar no capital da SATA”, quem o assegurou foi o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, no sábado, 10 de dezembro, no concelho da Calheta, acrescentando não haver “interesse nenhum dos governos entrarem em companhias de aviação”.
O governante, que falava à margem da inauguração de uma exposição alusiva à vida e obra da artista Lourdes Castro, no Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, contrariou assim a posição defendida por Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, da entrada da Madeira no capital social da SATA.
“O Governo não tem de se meter nem no capital, nem na administração das empresas de aviação”, sublinhou Miguel Albuquerque, acrescentando que o executivo madeirense tem uma “boa relação” com a companhia açoriana, que opera a ligação direta entre a Madeira e Nova Iorque, nos Estados Unidos, dando como exemplo o que se passou com a TAP: “… é um bom exemplo de que o Governo não deve estar metido no capital, porque isso tem sempre implicações para o bolso dos contribuintes”.
“A TAP está a desaparecer porque não consegue competir com outras operadoras que funcionam de uma maneira totalmente diferente”, reforçou o mesmo governante, sublinhando que a companhia de bandeira nacional “será irremediavelmente privatizada”.
Recorde-se, que em declarações à imprensa, durante a sua estadia nos Açores, Bernardo Trindade defendeu que “pessoalmente, como empreendedor, entendo que hoje estão criadas as condições para que numa abertura de capital possa ter a Região Autónoma da Madeira, juntamente com a Região Autónoma dos Açores, a servirem, com uma empresa mais musculada financeiramente, um todo internacional”.
Uma posição, que também foi colocada de lado pelo presidente do Governo Regional dos Açores José Manuel Bolieiro, assegurando que “o tempo de intromissão política do Governo [Regional] na gestão da SATA” acabou e que, “aliás, foi de péssimos resultados”.


