Mercado português cresceu mais de 33% para a Tailândia em 2024
A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), através da sua delegação em Roma, responsável pelos mercados de Portugal, Itália, Israel, Espanha, Turquia, Grécia e Chipre, anunciou que o mercado português apresentou um crescimento de 33,1% no número de turistas na Tailândia em 2024, com um total de 54.793 visitantes.
De acordo com os dados apresentados, o destino foi visitado por 940.051 turistas do sul da Europa no ano passado, superando os 759.619 registados em 2019, ano em que havia sido verificada a melhor performance. As receitas turísticas também registaram um crescimento significativo, passando de 49,9 mil milhões de bahts em 2019 para 64,4 mil milhões de bahts em 2024.
Entre os países do Sul da Europa, os que mais contribuíram para este recorde de número de visitantes foram Israel (281.803 turistas), Itália (267.474 turistas), Espanha (207.710 turistas) e Turquia (103.692 turistas).
Face aos resultados alcançados, os países latinos passaram a ser designados pela TAT como os ‘Rising Stars’ do destino. No total, a Tailândia recebeu 35 milhões de turistas internacionais.
Nanthasiri Ronnasiri, diretora da TAT Roma, destaca que “2024 foi um ano de sucesso e orgulho para o turismo tailandês no mercado do Sul da Europa. Isto deve-se, em parte, a colaborações com companhias aéreas parceiras, que resultaram no lançamento de voos internacionais como a rota Milão-Phuket da Neos Air (a partir de dezembro de 2023), a rota Madrid-Banguecoque da Iberojet (a partir de 30 de maio de 2024), a rota Milão-Banguecoque da Thai Airways (a partir de 1 de julho de 2024) e a rota Roma-Banguecoque da ITA Airways (a partir de 16 de novembro de 2024)”.
Em 2025, a TAT pretende melhorar a qualidade e a sustentabilidade do turismo através da campanha “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, oferecendo diversas experiências aos turistas.
Thanpanee Kiatphaibool, governadora da TAT, acrescenta ainda que a Autoridade de Turismo da Tailândia vai lançar a campanha “One Million Thanks”, com o objetivo de dar as boas-vindas aos turistas do Sul da Europa, especialmente dos países mediterrânicos, que se espera ultrapassem 1 milhão de visitantes em 2025.