Mercado norte-americano cresceu 27% face a 2019

Num ano em que o alojamento turístico registou 26,5 milhões de hóspedes e 69,5 milhões de dormidas (-2,3% e -0,9% do que em 2019, respectivamente) e em que o Reino Unido se manteve como principal mercado emissor, o destaque vai para o mercado norte-americano que ultrapassou os níveis da pré pandemia.
Dados preliminares publicados esta terça feira pelo INE sublinham que o Reino Unido “manteve-se como principal mercado emissor em 2022” representando 19,3% das dormidas de não residentes e quase duplicando face a 2021 (+191,9%; -4,0% face a 2019), enquanto o “mercado norte americano registou o maior crescimento”, com um aumento de +327,4% comparativamente a 2021. Mais importante do que isso é o facto de o mercado norte-americano ter apresentado uma subida de 26,9% face aos números de 2019.
No que toca ao número de dormidas dos mercados emissores em Portugal durante o ano de 2022, o segundo lugar foi ocupado pela Alemanha, que tem agora um peso de 11,5% do total, muito embora tenha diminuído 9,4% face a 2019. Seguiu-se o mercado espanhol (quota de 10,8%; -3,9% face a 2019) e francês (quota de 9,3%; -5,2% face a 2019).
No ranking relativo ao aumento de dormidas, após o mercado norte-americano surge o mercado brasileiro (+265,1%, -23,3% face a 2019) e depois o irlandês (+246,6%, +8,1% face a 2019).