Mercado espanhol “continua a ser um gigante adormecido”, diz Ruben Obadia responsável de comunicação da ARPTA

Na FITUR, o trade do Alentejo desdobrou-se em contactos com os agentes turísticos internacionais e principalmente espanhóis, dada a importância que este mercado tem para a região. Para reforçar as vendas, foram também estabelecidos contactos com órgãos de comunicação daquele país, como contou ao Turisver Ruben Obadia.
O Alentejo esteve em força na FITUR, em Madrid, onde estiveram presentes “largas dezenas” de agentes turísticos da região. Para facilitar a sua presença, e tal como vem acontecendo nos últimos anos, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo colocou à disposição um autocarro que assegurou o transporte dos interessados até à capita espanhola (e regresso).
A todos os que utilizaram este meio de transporte, que foram cerca de duas dezenas, juntaram-se ainda outros que se deslocaram por meios próprios, quer para estarem presentes na feira durante os dias reservados aos profissionais como no fim de semana, em que a feira abriu ao público em geral, como referiu ao Turisver o responsável de comunicação da ARPT do Alentejo, Ruben Obadia.
A presença em força dos agentes turísticos do Alentejo na FITUR, tem razão de ser, já que “o mercado espanhol é o maior mercado para o Alentejo, ultrapassando largamente todos os outros”, justificou o responsável, acrescentando que “o mercado espanhol tem vindo sempre a crescer nos últimos anos”. Em Madrid estiveram empresários das mais diversas áreas, desde o alojamento à animação turística, e das mais diversas localidades da região.
Além do objetivo institucional, a presença do Alentejo na feira internacional de turismo de Espanha passa muito pelos contactos com o trade “não só do trade espanhol mas também do trade internacional que vem à FITUR para fazer contratação ou em busca de parceiros ideais e, neste caso, a ARPT atua como agente potenciador na realização de acordos”, sublinha Ruben Obadia, que cita ainda a “vertente mediática não imediata”. Ou seja, a presença na feira permite “falar com jornalistas, alguns de meios bastante relevantes em Espanha, no sentido de discutir abordagens futuras durante 2023 que nos permitirão “vender” o destino ou posicioná-lo em determinada vertente”.
Durante os dias reservados a profissionais (de quarta a sexta feira), foram realizadas muitas reuniões com representantes de órgão de comunicação social da vizinha Espanha e “já temos na calha várias press trips do mercado espanhol”. De acordo com o responsável de comunicação da ARPT do Alentejo, a região pretende reforçar este ano o número de press trips deste mercado que “continua a ser um gigante adormecido porque apesar de a marca Alentejo já ser associada a um destino de qualidade, ainda há muito caminho a percorrer, principalmente no que toca a mostrar vertentes do produto turístico que ainda são menos conhecidas e áreas como os destinos mais interiores e de fronteira”.