Mercado chinês: viagens internacionais aceleram embora continuem abaixo da pré-pandemia
As viagens do mercado chinês para o exterior estão a aumentar gradualmente e no 1º trimestre deste ano ficaram apenas 32% abaixo dos níveis do período homólogo de 2019. Entre os que pretendem fazer uma viagem intercontinental, a Europa é a 1ª região no longo curso. Os dados são da Dragon Trail International, citados pela ForwardKeys.
A ForwardKeys revela que a recuperação do mercado de outbound da China também é destacada na mais recente pesquisa sobre o sentimento do consumidor chinês realizada pela Dragon Trail International que, de 6 a 19 de março, entrevistou 1.015 viajantes do continente sobre seus planos de viagem, destinos externos, gastos com viagens e resposta ao marketing turístico.
No total, 63% dos entrevistados já viajaram para o exterior em 2024 ou estão planeando fazê-lo, um número significativamente maior do que no mesmo período do ano passado, quando apenas 41% tinham intenções de viajar para o exterior. Apenas 10% dos entrevistados disseram que definitivamente não buscariam oportunidades de viagens ao exterior este ano – em comparação com 31% em abril de 2023.
Os viajantes chineses estão agora mais propensos a planear viagens intercontinentais, com 39,7% dos inquiridos a afirmar que planeiam ou desejam visitar uma região fora da Ásia em 2024. De sublinhar que 26,7% planeiam viajar para a Europa, a principal região de longo curso.
Mais de um ano após a reabertura da China, os receios sobre a segurança do mundo exterior estão a desaparecer, aponta o estudo, sublinhando que a percepção de segurança dos entrevistados melhorou em 10 dos 12 destinos (incluindo a Tailândia), e os viajantes expressaram um forte desejo de experimentar viagens ao exterior agora que a pandemia da COVID-19 terminou. Hong Kong foi eleito o destino de saída mais seguro, seguido por Singapura, Suíça e Austrália.
“É muito promissor ver que, aos olhos dos viajantes chineses, o mundo parece estar a ficar mais seguro. As perceções de segurança melhoraram para destinos em todo o mundo, e os medos em torno da COVID-19 se dissiparam, permitindo que os viajantes chineses buscassem mais uma vez novas paisagens, culturas diferentes e culinárias exóticas”, comenta Sienna Parulis-Cook, Diretora de Marketing e Marketing da Dragon Trail Comunicações.
Imagem: © ForwardKeys