Mastercard prevê forte impacto económico na passagem de Taylor Swift por Portugal
À semelhança do que aconteceu noutros destinos por onde passou o Tour Mundial da cantora, é esperado um aumento significativo dos gastos nas áreas da restauração e do alojamento, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard.
Segundo o estudo, nos EUA foi sentido um aumento de 68% nos gastos diários em restaurantes locais, e de 47% na hotelaria localizada nas imediações do concerto. Além disso, o pequeno retalho também sentiu um forte impulso.
“Este mesmo efeito é esperado em Portugal”, onde a cantora irá atuar nos próximos dias 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz, afirma o estudo, segundo o qual 79% dos portugueses revela uma forte vontade de assistir a um concerto de nível mundial.
Em Portugal, 75% dos inquiridos considera que ver atuar um músico de renome internacional é um programa muito atrativo e que 47% não trocaria por nenhuma outra experiência.
Viagens e música são as experiências preferidas dos portugueses
Olhando para os dados globais, os eventos de música ao vivo são a segunda experiência mais popular para os europeus e para os portugueses. A primeira são as viagens e o turismo.
Para os portugueses, as principais intenções de compra para este ano vão para viagens (67%), concertos de música ao vivo (48%), escapadelasrelacionadas com o bem-estar (40%), experiências em família ou gastronómicas (39%) e experiências ao ar livre (36%).
O Estudo da Mastercard revela ainda que 88% dos viajantes portugueses, europeus e internacionais planeiam gastar o mesmo ou mais em experiências em 2024, comparativamente a 2023, num ano marcado por múltiplos eventos desportivos de projeção global, digressões musicais e festivais de cinema.