Marriott expande portefólio com acordo de aquisição da marca CitizenM por 355 milhões de dólares

O grupo hoteleiro Marriott International acaba de assinar um acordo para a aquisição da marca lifestyle CitizenM por 355 milhões de dólares (cerca de 312 milhões de euros a câmbio atual), que lhe vai permitir expandir o seu portefólio e acelerar as opções para os seus hóspedes e membros do Marriott Bonvoy.
Com 36 hotéis, que incluem 8.544 quartos, a CitizenM está localizada em cidades da Europa (Londres, Paris e Roma), Estados Unidos da América (Nova Iorque) e Ásia-Pacífico, contando ainda com três unidades hoteleiras em construção com mais de 600 quartos previstos para serem lançados até meados de 2026, e potencial expansão nos próximos dez anos.
Fundada em 2008, a CitizenM é conhecida pelas suas acomodações orientadas para a tecnologia, oferecendo designs elegantes nos quartos e áreas comuns adornadas com obras de arte e elementos culturais locais.
As propriedades da marca também oferecem salas de reuniões, espaços de trabalho colaborativos, opções de refeições casuais e decks na cobertura.
“Estamos entusiasmados em adicionar a CitizenM como uma oferta única e diferenciada ao nosso portefólio de marcas de serviços seletivos, à medida que continuamos a fortalecer a posição da Marriott neste valioso segmento de mercado em todo o mundo”, sublinha Anthony Capuano, presidente e CEO da Marriott International, acrescentando que “a Marriott tem um histórico comprovado de crescimento significativo de marcas adquiridas, aproveitando o nosso ecossistema de desenvolvimento global, os benefícios da nossa estrutura de custos de afiliação líder do setor e o poder de nossa premiada plataforma de fidelidade Marriott Bonvoy”.
Os hotéis CitizenM existentes, atualmente pertencentes e arrendados pelo vendedor, celebrarão novos acordos de franquia de longo prazo com a Marriott.
Lennert de Jong, CEO da CitizenM, avança que “com a força do motor de desenvolvimento da Marriott, estamos ansiosos pela perspetiva de muitas propriedades CitizenM adicionais em novos destinos em todo o mundo. Continuaremos a ser proprietários dos nossos imóveis e a operar todos os nossos hotéis. Esta relação permitir-nos-á trabalhar em conjunto para maximizar os retornos”.
A conclusão do acordo está sujeita às condições usuais, que englobam a aprovação regulatória nos EUA. Com o fecho antecipado da transação em 2025, a Marriott prevê uma taxa de crescimento de quartos líquidos próxima de 5% para o ano inteiro.
Recorde-se que esta aquisição segue o movimento de expansão anterior da Marriott em outubro de 2022, quando concordou em adquirir o portefólio da marca City Express da Hoteles City Express por 100 milhões de dólares (87.758.173,60€).