Marcos Sousa na direção da ADHP “com muita vontade de fazer coisas novas”
Marcos Sousa, diretor no Salgados Palace e Salgados Village, integra os corpos sociais da ADHP que tomarão posse na terça feira. O Turisver falou com ele sobre este novo desafio.
Na lista com que Fernando Garrido se apresentou a sufrágio para liderar a Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal no triénio de 2022-2025, Marcos Sousa ocupa um lugar na Direção, como tesoureiro, mas não foi uma ideia que tivesse trabalhado muito na juventude.
“O associativismo apareceu por acaso”, diz-nos Marcos Sousa, contando que “nunca na minha vida estive ligado ao associativismo, nem mesmo nos tempos de estudante” e só viria a olhar para isso de uma forma diferente fruto dos eventos que, enquanto diretor, foi recebendo no Salgados Palace e muito por via do Centro de Congressos do Algarve que lhe está acoplado. Ali recebeu diversos congressos de índole associativa, caso da APAVT, da AHP e da própria ADHP, entre outros, que foi acompanhando e que lhe chamaram a atenção para o associativismo.
“Fui estando presente nestes congressos, fui conhecendo as pessoas e o ano passado o Raúl Ribeiro Ferreira e o Fernando Garrido, na altura presidente e vice-presidente da ADHP, que agora vão inverter as suas funções, convidaram-me, de forma ainda não oficial, a integrar os quadros da ADHP e a participar em reuniões”, diz Marcos Sousa. De participação em participação, de reunião em reunião, chegou o convite para integrar a lista de Fernando Garrido, com o cargo de tesoureiro da Direção, convite que foi aceite. “Vai ser a minha experiência no associativismo, na associação que é da minha classe e da minha profissão, que acho que é nobre”.
Por isso Marcos Sousa garante estar “feliz e radiante por fazer parte deste processo” que considera ser “muito desafiante” até por existir “uma continuidade da anterior direção para esta e eu, além de gostar de continuar projetos também gosto de fazer coisas novas”.
Coisas que já começaram a ser feitas, como nos conta: “Estamos a fazer um estudo sobre salários, já temos 130 respostas que, no entanto, representam muitas mais porque eu, por exemplo, posso responder pelo Grupo NAU, e são nove hotéis, da Vila Galé respondeu um colega que representa os 27 hotéis”. Contas feitas, diz, “devemos ter umas 200 respostas que agora vamos analisar para sabermos como estão os salários na hotelaria, por tipo de empreendimento e pela localização”, pelo que, dentro em breve a ADHP emitirá alguma informação sobre esta situação. Aliás, Marcos Sousa avança que um dos objetivos da ADHP é fazer alguns estudos para entregar as melhores ferramentas aos diretores de hotéis, permitindo-lhes fazer uma melhor gestão do hotel que dirige.