Marco Sansavini é o novo presidente da Iberia
Marco Sansavini é o novo presidente da Iberia, substituindo Fernando Candela, numa altura em que a companhia anuncia resultados recorde de 940 milhões de euros em 2023, tendo consolidado a sua posição operacional tanto no índice de satisfação do cliente (NPS) como em termos de pontualidade.
Para o novo presidente esta “transformação que começou com Luis Gallego há mais de dez anos está a dar frutos”, acrescentando que Fernando Candela teve de lidar “com questões muito importantes e fê-lo com muito sucesso junto da sua equipa”.
Marco Sansavini regressa assim à Iberia, onde entre 2012 e 2020, foi diretor comercial, tendo feito parte da equipa que, liderada por Luis Gallego, desenhou e levou a cabo a bem-sucedida transformação da empresa.
Em 2020 foi nomeado CEO da Vueling, outra companhia aérea do Grupo IAG. Aí fortaleceu a Vueling com um processo de transformação que a transformou numa das melhores empresas low cost da Europa.
A carreira de Marco Sansavini no setor da aviação começou em 1995, quando ingressou na KLM. Ocupou diversos cargos de gestão e participou do processo de fusão com a Air France. Em 2004 ingressou na Air France-KLM como vice-presidente de Negócios Globais e desempenhou diversas funções no grupo e na sua subsidiária, Alitalia, até 2012.
Nascido em Bolonha, casado e pai de três filhos, o novo presidente da Iberia é bacharel em Economia pela Universidade de Bolonha e mestre em Administração de Empresas pelo IMD de Lausanne.