Marca de luxo do Grupo MSC celebra “float out” do Explora II e corte de aço do Explora III

A marca de luxo do Grupo MSC, Explora Journeys, acaba de celebrar dois marcos marítimos durante um evento duplo que teve lugar no estaleiro Sestri Ponente da Fincantieri, perto de Génova, em Itália: o “float out” do Explora II e o corte de aço do Explora III.
Apenas dois meses após a entrega do Explora I, que teve lugar em Monfalcone, a 20 de julho de 2023, a construção da frota da Explora Journeys, continua a progredir num investimento total de 2,3 mil milhões de euros para uma frota de quatro navios de luxo. Em janeiro de 2024, terá início a construção do Explora IV, alimentado a LNG, que estará concluído no início de 2027.
Durante a cerimónia, a marca celebrou tanto o “float out” do Explora II como o corte do aço do Explora III, Michael Ungerer, chief executive Office da Explora Journeys, afirmou, que “o duplo evento marca mais um grande passo na nossa missão de redefinir as viagens marítimas para os viajantes de luxo mais exigentes dos dias de hoje”, acrescentando que na “sequência da bem-sucedida inauguração do Explora I e do feedback incrivelmente positivo dos primeiros hóspedes, agentes de viagens e meios de comunicação social que tiveram a oportunidade de experimentar o Ocean State of Mind, a história continua e estamos agora mais do que entusiasmados por testemunhar os próximos marcos importantes da construção do Explora II e do nosso primeiro navio movido a GNL, o Explora III. Estamos orgulhosos pelo facto de os nossos quatro navios serem construídos pela Fincantieri, destacando ainda mais o nosso compromisso com Itália”.
O “float out” é um evento marítimo tradicional que representa um momento significativo na construção de um novo navio, uma vez que é a primeira vez que o navio toca na água e entra então nas fases finais de construção para completar os interiores, equipamentos e acessórios.
O Explora II, cuja construção do navio, com 63.900 GT de arqueação bruta, começou em outubro de 2021 no estaleiro Castellammare di Stabia da Fincantieri em Nápoles, Itália, onde a quilha do navio foi colocada em maio de 2022, embarcará na sua viagem inaugural no verão de 2024, passando a sua primeira temporada no Mediterrâneo à descoberta dos locais de destinos italianos como Portofino, Argentario, Roma, Sorrento, Palermo, Siracusa, Trapani, Lipari, Cagliari, Alghero e a Costa Esmeralda.
Com a tradicional cerimónia de corte do aço, a marca assinalou a celebração da construção do Explora III, que entrará ao serviço no verão de 2026 e será o primeiro navio da frota Explora a ser movido por gás natural liquefeito (LNG) – o combustível marítimo mais limpo do mundo disponível em escala, desempenhando um papel fundamental na descarbonização do transporte marítimo internacional.
Todos os navios da Explora Journeys serão equipados com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo a tecnologia de redução catalítica seletiva, conetividade de ligação à terra, sistemas de gestão de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma gama abrangente de equipamento de eficiência energética a bordo para otimizar a utilização do motor e reduzir ainda mais as emissões.