Manuel Proença, presidente da Hoti Hotéis, distinguido com o ‘Prémio Carreira’ no Congresso da ADHP

Manuel Proença, fundador e presidente do Grupo Hoti Hotéis foi distinguido com o Prémio Carreira pela Direção da ADHP no dia 21 de março, durante a cerimónia de atribuição dos Prémios Xénios 2024 que ocorreu no primeiro dia do Congresso da Associação, em Aveiro.
Com a distinção entregue a Manuel Proença, a Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal quis destacar não só o contributo do presidente da Hoti Hotéis para o setor do turismo em Portugal, como também a sua trajetória profissional exemplar, que contempla uma liderança visionária e dedicação ao longo dos anos, fundamentais para o sucesso e excelência do Grupo.
Nascido a 6 de agosto de 1942 em Alpedrinha, no Fundão, Manuel Proença licenciou-se em Administração de Empresas na Universidade Técnica de Lisboa, ao mesmo tempo que trabalhou, primeiro na CP e depois na agência de viagens Star. Mais tarde, viria a adquirir a agência de viagens Nortur que passou a denominar-se Intervisa e já no final da década de 1970 aceita tomar a exploração do Grande Hotel do Porto, o que marcou a sua entrada no setor da hotelaria.
É ainda na década e 1970, mais concretamente em 1978 que o Grupo Hoti Hoteis, fundado por Manuel Proença, inicia a sua actividade tendo, desde então, estado ligado a inúmeros projectos de relevo em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
O fundador e chairman do Grupo Hoti Hoteis conta no seu currículo com vários prémios, como o de ‘Gestor do Ano’ e de ‘Personalidade do Turismo’, além de ter sido agraciado pela Secretaria de Estado do Turismo, em 2014, com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico do Governo português.
Ao receber a distinção, que lhe foi entregue pelo presidente da ADHP, Fernando Garrido, e pelo secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o presidente e fundador do Grupo Hoti Hoteis realçou o “enorme significado” deste prémio da ADHP, tendo sublinhado que não sou diretor de hotel, gosto de hotéis, mas foram directores de hotéis que ajudaram aminha carreira”.
Na oportunidade, o secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, agradeceu “a honra de entregar conjuntamente” este prémio, saudou Manuel Proença e todos os distinguidos com os Prémios Xénios 2024 – Excelência na Hotelaria e agradeceu todo o trabalho que tem sido realizado pela ADHP.
Aproveitando aquele que terá sido um dos seus últimos atos públicos e em jeito de despedida, Nuno Fazenda afirmou ter sido “uma honra ter servido” o País “e servi-lo convosco” num grande setor de excelência como é o turismo. “Foi um privilégio para mim trabalhar convosco”, afirmou.