Manuel López Muñoz, CEO da Intermundial: “Conseguimos que os agentes de viagens trabalhem menos”

A crescer a dois dígitos em Portugal, a Intermundial tem vindo a lançar vários produtos no mercado que asseguram coberturas mais amplas aos viajantes, e permitem um ganho de tempo aos agentes de viagens, disseram ao Turisver Manuel López Muñoz, CEO da seguradora e José Ramos, country manager para Portugal.
Que novidades é que a Intermundial tem para apresentar ao mercado português este ano?
Manuel López Muñoz– A novidade é que conseguimos que os agentes de viagens trabalhem menos quando aparece algum problema nas viagens, uma vez que todos os problemas relacionados com a bagagem do cliente são resolvidos por nós, em termos de busca e localização.
Além disso, conseguimos que as agências de viagens de Portugal colocassem à disposição dos seus clientes teleconsultas com um médico especializado em medicina de viagens para que eles possam ser atendidos 24 horas e lhes possa ser enviada uma receita médica para o país onde se encontrem.
Outro aspeto em que pretendemos ajudar é o cliente no caso de qualquer incidência aérea de cancelamento de um voo ou de atraso numa escala, para que a agência de viagens possa dedicar o seu tempo a vender viagens em vez de estar a utilizá-lo na resolução destes problemas.
Quer dizer que colocaram alguns produtos novos no mercado, mas também alguma simplificação?
Sim, o nosso produto é o Multi Assistência VIP, que consegue garantir uma boa cobertura ao cliente desde o momento em que faz a reserva, devolvendo o dinheiro no caso de não poder viajar porque tem um problema, e no caso de fazer a viagem, desde o momento em que sai de casa até ao seu regresso a casa.
Uma novidade é que terão à disposição a nossa app que lhes proporciona acessibilidade para qualquer serviço. Quer dizer, este ano temos no nosso novo produto a digitalização perfeita.
A Intermundial já tem alguns contratos com os operadores turísticos que trabalham no mercado português, mas este produto de que está a falar é um acréscimo que terá que ser vendido pelo agente de viagens?
José Ramos – São produtos para as agências de viagens, que complementam os dos operadores turísticos.
Manuel López Muñoz– Nós trabalhamos com todos, somos uma empresa portuguesa, Intermundial Portugal, que trabalha com tour operadores e com todas as agências de viagens. Trabalhamos com operadores turísticos espanhóis, europeus e portugueses. Pode ser a TUI, como pode ser Tourmundial, a Ávoris, ou outros operadores portugueses.
“Este ano estamos a lançar uma novidade, que é o Interclub, que é um programa de incentivos e de fidelização, e que acreditamos que pode vir a trazer uma mais-valia não só em benefícios, mas também em qualidade para as agências”
Já estão no mercado português há alguns anos. Sentem que as agências de viagens já são maduras o suficiente para comercializarem esses produtos ao público?
José Ramos – Sim. Atualmente as agências já procuram muito o produto de seguros de viagens. Desde a pandemia houve um incremento de vontade e de necessidade e as agências atualmente são aquelas que muitas vezes procuram produtos de excelência, procuram mais proteção para os seus clientes, porque acabam por proteger-se a si próprias também.
Este ano estamos a lançar uma novidade, que é o Interclub, que é um programa de incentivos e de fidelização, e que acreditamos que pode vir a trazer uma mais-valia não só em benefícios, mas também em qualidade para as agências.
Têm tido crescimento no mercado português?
Estamos com um crescimento de dois dígitos, e tem sido consecutivo, só parámos no período da pandemia.
E qual é a vossa perspetiva para este ano?
Eu acredito que este ano vamos ainda ter melhores resultados, porque o ano começou espetacularmente bem. Obviamente que ainda não podemos fazer aqui uma triagem, porque há muita procura e não sabemos como é que vai ser mas nós vivemos com o setor e o setor está a crescer, por isso estamos certos de que vamos ter um ano bom para todos. O turismo está muito bem neste momento.
Também trabalham com as agências de incoming?
Também temos produto para as agências de incoming, aliás, é um dos segmentos que nós procuramos agora dinamizar mais, porque temos a telemedicina, e podemos aportar aos clientes que vêm de fora coisas diferentes, com proteções maiores, e neste momento acho que as agências de incoming também estão a sentir essa necessidade, por isso é o momento oportuno para atacarmos esse mercado.
Que mais é que gostava de acrescentar a esta nossa conversa?
Primeiro que tudo dizer que o roadshow Os Especialistas, mais uma vez, foi fantástico. Estivemos esgotados em todas as salas e a nossa mesa esteve sempre cheia de clientes, que é aquilo que nós queremos, e cheios de vontade de trabalhar connosco e nós estamos cá para os servir.
Vão estar presentes na BTL?
Vamos estar integrados no stand d’Os Especialistas. Este ano é uma novidade e achamos que vai ser uma mais-valia para estarmos mais uma vez em conjunto, que é isso que faz a força de todos.