Mangia’s Santa Teresa Resort na Sardenha: Um cinco estrelas “acabadinho” de abrir
Abriu uma semana antes da famtrip que o operador turístico Viajar Tours realizou à ilha italiana da Sardenha e serviu de base ao grupo de agentes de viagens e jornalistas que partiu nesta aventura. Falamos do Mangia’s Santa Teresa Resort, um dos três hotéis que fazem parte do programa deste verão naquele destino.
Localizado na pequena baía de Santa Reparata, o antigo Hotel Mangia’s Cala Blu, deu lugar ao renovado Mangia’s Santa Teresa Resort com 199 quartos, com um estilo arquitetónico que faz lembrar a Arábia, com arcos, relevos em estuque, ornamentos florais, colunas e tons claros.
Os seus quartos estão dispostos por dois pisos, distribuindo-se por jardins e pátios ligados entre si, nas categorias standard, superior, deluxe, junior suite e suite.
Com uma decoração clean, onde as cores claras imperam, são sobretudo luminosos. Alguns com varanda e os do rés-do-chão com um pequeno terraço e espreguiçadeiras.
Para além de espaçosos, os quartos estão equipados com máquina de café e cafeteira elétrica, minibar, tábua de passar a ferro e secador de cabelo, enquanto as casas de banho oferecem diversos amenities.
Tal como todos os hotéis que acabam de abrir nem tudo estava perfeito, pelo menos para uma unidade com classificação de cinco estrelas. Ainda assim, ao fim de uma semana e com a chegada de mais funcionários, tudo começou a fazer sentido e a tomar o seu lugar e toda a envolvente do Mangia’s faz esquecer qualquer falha.
A cerca de uma hora de carro desde o aeroporto de Olbia, o Mangia’s Santa Teresa Resort conta ainda com o restaurante buffet Perseu e o Bistrot italiano Donna Florianna, numa homenagem à esposa do antigo proprietário Antonio Mangia, cozinheira de mão cheia segundo alguns testemunhos.
Tivemos oportunidade de experienciar a gastronomia em ambos os espaços. O buffet dispõe de uma variedade de comida razoável, mas sem desperdícios. Desengane-se se pensa que vai encontrar “dezenas” de pratos diferentes. Não vai. Ainda assim tem várias entradas, um prato de peixe e outro de carne, massas, sobremesas e gelados. O mesmo se aplica ao pequeno-almoço, onde encontra uma variedade de pães e croissants, carnes frias e queijos, iogurtes, fruta e ovos em diversas versões. O café é pedido à mesa, mas deixamos uma dica: peça o seu antes de ir buscar a comida.
Já no Bistrot italiano Donna Florianna, mesmo em frente ao Perseu, o ambiente é mais recatado e embora ainda não estivesse totalmente montado, afigura-se que o resultado seja bastante agradável. Mais uma vez com uma decoração onde as cores claras subsistem, a longa parede lateral revestida de plantas de cheiro dá-lhe um ar muito fresco e a vista diretamente para o mar, permite que jante com o pôr-do-sol mesmo em frente.
A gastronomia é “à la carte” e nós tivemos um jantar confecionado pelo Chef muito bom, acompanhado pelo vinho sardo, como não poderia deixar de ser.
No Mangias’ Santa Teresa Resort pode ainda tomar um aperitivo, fazer uma refeição mais leve ou tomar um digestivo nos dois bares existentes – o Lime Pool Bar e o Crudo Panoramic Bar – ao som do piano ou de uma banda de jazz como tivemos oportunidade de assistir.
Mas há mais para fazer…
Para quem gosta de fazer mais do que dar umas braçadas na piscina do hotel (em breve será construída mais uma com espelho de água), o hotel onde ficámos alojados durante a nossa estadia na Sardenha dispõe de courts para a prática de ténis, futebol e padel, petanca, tiro com arco, ténis de mesa, futebol de mesa, minigolfe e voleibol, para além de um ginásio e de um Spa, que quando lá estivemos ainda não estava acabado. No entanto, o serviço de massagens sob a marca “Mut, Balance and Beauty” já está disponível para uns momentos relaxantes.
Perto do Mangia’s encontra ainda duas praias e que podem ser acedidas através de transfere ou então para quem gosta de fazer caminhadas, a mais afastada dista a uns 10 a 15 minutos a pé. Saiba que existem espreguiçadeiras e guarda-sóis disponíveis para os hóspedes, embora as três primeiras linhas de espreguiçadeiras requeiram um pagamento suplementar. Também tem acesso a serviço de bebidas e as toalhas de praia estão disponíveis mediante uma caução de 5€, que será reembolsável no final da estadia.
Se é dado à aventura e serviços mais exclusivos, no Mangias’s Santa Teresa Resort pode optar por fazer experiências, como “Sardenha Incomum” partindo à descoberta das tradições e do quotidiano de Gallura, visitando o Museu Etnográfico, a fábrica da cortiça, almoçar numa quinta com produtos típicos locais, entre outras atividades. Ou ainda fazer uma “Excursão em moto4” com toda a adrenalina ao rubro, um passeio de iate, entre muitas outras opções.
O hotel tem ainda preparados alguns workshops gratuitos e a pagar, que vão desde cerâmica até culinária. Quanto a nós, arregaçámos as mangas e metemos a “mão na massa”, quer dizer… na argila, para moldarmos uma pequena galinha sob as indicações da artesã Emanuela Motroni. Durante uma hora fomos elucidados de algumas técnicas utilizadas, enquanto tentávamos fazer algo parecido com uma galinha. O resultado podem comprová-lo nas imagens… Ah, no final a peça fica para cada cliente.