Maioria dos espanhóis e britânicos priorizam viagens no seu orçamento para 2024
Um estudo de mercado da OnePoll realizado em oito países – Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Suécia – para o 25.º aniversário da eDreams Odigeo, revela que as viagens são uma prioridade nos orçamentos pessoais dos consumidores em 2024. Custo, conectividade, saúde e segurança lideram preocupações.
Dez mil consumidores responderam a esta pesquisa, mil dos quais espanhóis e dois mil britânicos, – dois mercados prioritários para Portugal – revelando que 89% dos espanhóis e 81% dos britânicos priorizam as viagens nos seus orçamentos pessoais este ano, apesar do cenário macroeconómico. Apenas 2% dos entrevistados espanhóis e 4% dos entrevistados britânicos disseram não considerar importante gastar parte de suas despesas pessoais a viajar.
Custo e conectividade fatores-chave na escolha do destino
A mesma pesquisa indica que são os jovens os mais propensos a tomar decisões sobre como e para onde viajar, com base na conectividade digital ou inclusão social no destino, sendo que a relação custo-benefício continua a ser a principal prioridade para os viajantes em todas as faixas etárias (55% dos entrevistados globais).
Já no que toca aos espanhóis, 52% também olham principalmente para o custo quando planeiam as suas viagens, enquanto a conectividade (28%) surja como um dos fatores-chave nas decisões de viagem para a geração Z (menos de 25 anos de idade).
Se estivermos a falar dos britânicos, aí a importância do custo e do valor para os consumidores é classificada como prioridade para quase dois terços (64%) dos entrevistados do Reino Unido, 59% dos quais são Baby Boomers.
Globalmente, 27% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos destacam marcas e destinos que oferecem experiências socialmente inclusivas como uma das principais questões ao planear as suas escapadas, em comparação com apenas 17% daqueles com 65 anos ou mais. Na Espanha, 19% dos Baby Boomers priorizam esse aspeto, que sobe para 25% na geração Z.
Da mesma forma, 20% dos jovens da geração Z no estudo global destacaram a importância da conectividade digital para se comunicar e trabalhar durante as suas viagens como uma prioridade, em comparação com 7% daqueles com mais de 65 anos.
Curiosamente, os homens mostram um interesse maior em se manter conectados durante as suas viagens, com 19%, em comparação com 14% das mulheres. Estes traços geracionais são ainda mais acentuados em Espanha, onde apenas 21% das pessoas com mais de 45 anos apontaram para a importância da conectividade digital, enquanto esta foi uma das principais considerações para 28% dos jovens entre os 18 e os 24 anos e 27% dos inquiridos na faixa etária dos 25-34 anos.
Saúde e segurança continuam a ser relevantes
A saúde e segurança continuama surgir como fatores relevantes na hora de planear uma viagem, com 54% dos entrevistados em todas as faixas etárias na Espanha, e 51% globalmente, a confirmarem ser uma consideração fundamental. A percentagem é ainda mais elevada entre os millennials (25-34 anos), que colocam a segurança (46% a nível global, 54% em Espanha) a níveis de importância semelhantes ao custo da viagem (50% a nível global, 54% em Espanha), sugerindo que a segurança pode ser uma prioridade ainda maior para o viajante nos próximos anos.
O mesmo se aplica ao mercado britânico, onde quase metade (48%) dos entrevistados do Reino Unido disseram que saúde e segurança eram uma prioridade; Esses números sobem para 56% e 52%, respetivamente, quando considerada apenas a faixa etária de 18 a 24 anos.
Para Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, “estamos num momento em que os valores dos viajantes estão a evoluir rapidamente com base nas grandes questões do nosso tempo, da tecnologia ao trabalho híbrido e a uma pandemia única em uma geração. Desde a fundação de nossa principal marca, a eDreams, há 25 anos, vimos as preferências dos viajantes mudarem significativamente, especialmente com a tecnologia, que coloca uma quantidade quase ilimitada de opções ao seu alcance. Olhando para o futuro, esses dados oferecem uma visão fascinante sobre o que será mais importante para os viajantes à medida que a próxima geração de consumidores nativos digitais e socialmente inclusivos atingir o pico de seu poder de compra”.
A mesma responsável destaca o facto de embora se assista a mudança geracional nos valores relacionados a essas questões, a importância de viajar continua prioritária em todas as idades: “Espera-se que a demanda por viagens permaneça forte, e esses dados destacam por que é vital que continuemos a inovar e oferecer novas experiências que empolguem as futuras gerações de viajantes.”