Maior representação de sempre: Saiba como vai ser a presença de Portugal na FITUR

Portugal vai ter a maior presença de sempre na FITUR e, uma vez mais, terá um dos maiores stands da feira. No total vão ser cerca de 1.700 metros quadrados de área exposicional, em que se vai mostrar que “Portugal é Arte”, que o país tem sempre algo de novo a oferecer, e onde a gastronomia ocupará um lugar de relevo, especialmente durante o fim de semana.
Quando se trata da presença portuguesa na FITUR, já se tornou comum afirmar que será a maior de sempre e na edição de 2025 da Feira Internacional de Turismo de Espanha, que vai decorrer de 22 a 26 de janeiro, em Madrid, isso vai, uma vez mais, acontecer. Como também irá acontecer a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que estará presente em vários momentos e iniciativas, embora a agenda ainda não tenha sido divulgada, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Localizado no Pavilhão 4 da feira, o stand do Turismo de Portugal, sob a marca Visit Portugal, vai ocupar uma área total de aproximadamente 1.700 metros quadrados (mais 500 metros quadrados do que o ano passado) com duas componentes agregadas, à semelhança do que aconteceu em 2024: no primeiro, que ocupará 800 m2, estarão as sete Agências Regionais de Promoção Turística nacionais (Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa, Porto e Norte, além da Madeira e dos Açores), a que se somará a presença de 120 empresas (mais quatro do que o ano passado), outro de 764 metros quadrados (o ano passado esta área tinha 400 metros quadrados), onde ficarão instaladas as Comunidades Intermunicipais (algumas delas agrupadas), associações concelhias e entidades nacionais que não têm venda direta ao público.
Tudo somado, com estes cerca de 1.700 metros quadrados, que vão ocupar deste o Stand 4C02 ao Stand 4G01 da feira, Portugal terá, uma vez mais, “um dos maiores stands da FITUR”, como sublinhou Maria Lurdes Vale, Diretora do Turismo de Portugal em Espanha e Conselheira de Turismo da Embaixada de Portugal em Espanha, em entrevista ao site oficial da FITUR 2025.
“Dar a conhecer Portugal, um destino que todos os anos tem novidades para revelar” é o objetivo da presença portuguesa, afirmou a mesma responsável, chamando a atenção para a nova campanha de promoção turística “Portugal é arte”, para frisar que em Portugal, na realidade, “tudo é arte, desde a mais simples comida até uma pintura num museu, uma peça de artesanato ou o nascer e o pôr do sol numa aldeia perdida”.
Programa animado para o público
Por isso, durante a 45ª edição da FITUR, os visitantes que se desloquem ao stand de Portugal vão poder descobrir um programa focado na gastronomia e na arte, muito em particular durante o fim de semana, quando os dois espaços se irão transformar num palco de degustações de produtos regionais e apresentações várias.
“Surpreenderemos com um programa muito animado de provas de diversos produtos portugueses, como doces, vinhos e outras iguarias”, a que se somarão “apresentações sobre roteiros, hotéis e destinos, além de danças e músicas”, adiantou ainda Maria Lurdes Vale.
Provas de vinhos do Alentejo que levam os visitantes numa viagem através dos cinco municípios eleitos, ‘Cidade do Vinho 2025’; provas de poncha, biscoitos e bolo de mel da Madeira; mostras gastronómicas de várias regiões do país; apresentação do ‘Festival Food & Wine 2025’, por parte do Algarve que também irá apresentar os seus grandes eventos desportivos; apresentação de Rotas de Vinhos e de Enoturismo, de tudo haverá um pouco durante o fim de semana, dias em que a feira abre portas ao público em geral.
E porque “Portugal é Arte”, os visitantes poderão, também, ficar a conhecer circuitos de Arte Urbana que podem ser feitos em Portugal, bem como rotas como a da Filigrana, ou atrações naturais como os Geoparques.
Como já aconteceu o ano passado, estes eventos serão realizados em articulação com as várias Agências Regionais de Promoção Turística e com as escolas do Turismo de Portugal.
Foto destaque: stand de 2024