Madeira quer manter licenças de alojamento local e vistos ‘gold’
Para Miguel Albuquerque “nada justifica que a Madeira esteja abrangida por este conjunto de medidas que se dirigem fundamentalmente a Lisboa e ao Porto”.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse sexta feira, dia 17, que pretende manter a emissão de licenças de alojamento local na região, bem como os vistos “gold” porque, afirmou, “neste momento, voltar tudo para trás, acho que é ridículo e é mau para o país e é mau para a economia nacional”,
No Funchal, o governante madeirense, referindo-se ao programa Mais Habitação apresentado pelo Governo da República na quinta feira, afirmou não ver “nada de bom nestas medidas” e criticou o que considera ser a “perspetiva centralizada e lisboeta” do executivo nacional ao avaliar o país através dos “problemas da capital”.
“O país real não é Lisboa”, declarou, acrescentando que o programa Mais Habitação devia auscultar as regiões e os municípios e determinar medidas em função das suas necessidades.
“A realidade é esta: nós queremos manter aqui, na Madeira, os vistos ‘gold’, entendemos que é bom para o crescimento do imobiliário de alto rendimento”, disse Albuquerque, que acrescentou, relativamente ao alojamento local, que “não tem afetado em nada” o turismo tradicional. Por isso avançou que o seu executivo vai, agora, analisar juridicamente a possibilidade de “garantir autonomia” no alojamento local.