Madeira: Obras do Campo de Golfe da Ponta do Pargo arrancam no 1.º semestre de 2023
As obras do Campo de Golfe da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, na Madeira, vão ser retomadas no primeiro semestre do próximo ano, segundo a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas daquela Região Autónoma, aproveitando os recursos financeiros já investidos naquele local.
Dinamizar e incrementar o desenvolvimento da zona oeste da ilha, através de um segmento desportivo diferenciador, como é o golfe, e criar condições para o investimento na urbanização do aldeamento complementar são os objetivos para a Ponta do Pargo, sendo que uma parte substancial do financiamento da obra irá ser garantida através de receitas próprias da Ponta do Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S.A., provenientes da alienação dos terrenos para o imobiliário.
No âmbito deste importante investimento já se realizou uma visita dos projetistas, com vista à atualização do projeto, a cargo de Nick Faldo, onde foi possível verificar o aproveitamento integral dos trabalhos realizados. refere uma nota de imprensa a que o Turisver teve acesso.
Depois de ter estado parada desde 30 de abril de 2012, o Conselho de Governo, do passado dia 17 de novembro, autorizou uma alteração ao contrato programa entre a Região Autónoma da Madeira e a Ponta do Oeste S.A., que data de abril deste ano e define o processo de cooperação financeira entre as partes para o financiamento do Campo de Golfe da Ponta do Pargo.
Uma alteração que decorre de “um trabalho que tem vindo a ser efetuado pela Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste ao longo deste ano, com a elaboração de estudos e projetos, tendo em vista a retoma da empreitada que se encontra suspensa” refere ainda a mesma entidade governamental.
A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas avança que “foram realizadas alterações ao contrato-programa anterior, nomeadamente no que diz respeito ao reescalonamento da comparticipação financeira concedida, no montante máximo de 11.020.636,54€, repartidos entre 2022 e 2026”.
A obra de execução principal do Campo de Golfe da Ponta do Pargo foi iniciada pela Ponta do Oeste, S.A. em 18 de novembro de 2009, tendo sido suspensa em 30 de abril de 2012, como acima referimos.
“O Governo Regional tem como objetivo dar continuidade à obra que ficou suspensa. Note-se que o plano de desenvolvimento, que o Governo Regional tinha para a freguesia da Ponta do Pargo e Concelho da Calheta, tinha como projeto âncora o Campo de Golfe e, neste momento, reunidas as condições financeiras para a retoma da obra, iremos trabalhar para desbloquear um impasse que durava há mais de uma década. Isto é motivo de satisfação, um claro sinal de que o futuro não para e de queremos continuar a trabalhar para o desenvolvimento da Região”, esclarece o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.
Recorde-se que o Arquipélago da Madeira conta com três campos de golfe, dois na ilha na Madeira e um no Porto Santo.