Madeira investe mais de meio milhão de euros nos festejos de Carnaval

O Carnaval é um dos cartazes mais icónicos do turismo madeirense e este ano o Governo Regional investiu 511 mil euros nestas festividades, anunciou o secretário da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, avançando que a ocupação hoteleira naquele período deverá rondar os 90%.
Na Madeira, as festividades do Carnaval são um pouco mais prolongadas do que no continente, iniciando-se já na quarta-feira e estendendo-se até dia 9 de março. Neste período, o secretário Regional espera que a ocupação hoteleira ronde os 90%, podendo mesmo superar esta marca, segundo avançou em conferência de imprensa no Funchal.
“À distância a que nos encontramos, estamos a 88%, um ponto percentual acima do valor auscultado nesta mesma fase em relação ao ano passado”. Por isso, avançou, é “natural” que a ocupação venha a situar-se “entre os 90% e os 95%”.
Entre os vários dias de festividades, este ano subordinadas ao tema “Fantasia de Cores”, os pontos mais altos serão, como é hábito, o cortejo alegórico, na noite de sábado, dia 1 de março, que contará com 1.500 participantes divididos em 13 trupes, e o cortejo trapalhão, na tarde de terça-feira, 04 de março, que percorrem as avenidas marginais do Funchal, onde estão disponíveis 5.100 lugares sentados.
O “Carnaval das Avenidas”, na Placa Central da Avenida Arriaga, no centro do Funchal, e o Mercadinho de Carnaval, no mesmo lugar, estarão também em destaque, durante todos os dias das festividades.
Destaque também para o Carnaval das Crianças, com desfile marcado para 28 de fevereiro, em que participam cerca de 1.100 crianças de várias escolas da região, e o Carnaval Solidário, que tem lugar no mesmo dia.
Durante a quadra carnavalesca, realizam-se ainda diversas festas temáticas, como a “noite dos hippies” e a “noite dos travestis”, e cortejos alegóricos em vários concelhos da região.