Madeira com recorde de mais de um milhão de dormidas num mês
A Madeira registou pela primeira vez em julho deste ano mais um milhão de dormidas num único mês. Comparativamente a 2019, o número de dormidas registado em julho deste ano representa uma subida de 26,1%.
“É a primeira vez que o número de dormidas ultrapassa a marca de um milhão num mês” na Região Autónoma da Madeira, lê-se na informação divulgada pela Direção Regional de Estatística do arquipélago (DREM).
Na informação difundida esta quarta feira, a DREM indica que, com base nos dados preliminares referentes ao alojamento turístico, a Região Autónoma contabilizou, em Julho, um total de “186,9 mil hóspedes, que geraram 1.045,8 mil de dormidas”.
Segundo a mesma nota, estes valores traduzem “variações homólogas muito expressivas, de +53,2% e de +68,2%, respetivamente” face ao mesmo mês do ano passado. No entanto, a melhor notícia reside no facto de estes indicadores terem ultrapassado os de 2019: “comparativamente a julho de 2019, registaram-se, pela mesma ordem [hóspedes, dormidas], aumentos de 38,6% e 26,1%”.
“A Região Autónoma da Madeira regista assim, num mês, um valor de dormidas superior ao que registou no cômputo do ano de 1972”, é ainda assinalado na nota da Direção Regional de Estatística.
Segundo a mesma informação, as dormidas de residentes em Portugal cresceram 28% relativamente ao mês homólogo, atingindo as 239 mil e representando 22,9% do total. Já as dormidas de residentes no estrangeiro subiram 85,5%, situando-se nas 806,8 mil. Os hóspedes com residência no país, “totalizaram 53,3 mil, atingindo os 133,6 mil no caso dos residentes no estrangeiro”, refere a mesma informação.
A Direção Regional de Estatística da Madeira sublinha ainda que “face a julho de 2019, a variação nas dormidas produzidas por residentes em Portugal foi de +101,9%, e de +13,5%, no caso das produzidas por residentes no estrangeiro”.