Madeira a caminho de ser destino turístico sustentável
A Madeira deu início ao processo de certificação como destino turístico sustentável. O projeto passa pelo desenvolvimento integrado e sustentável do destino e vai contar com a participação de toda a comunidade.
O processo de certificação para a Madeira como destino turístico sustentável teve início com a realização de um workshop destinado aos representantes dos vários Grupos de Trabalho (Grupo Interno e Trabalho e Green Teams) e Conselho Consultivo da DMO (Destination Management Organization).
De acordo como uma nota enviada à imprensa, este é um projeto que visa “reforçar o desenvolvimento integrado do destino, de forma sustentável, nas vertentes ambiental, económica, social e cultural e contará com a participação de toda a comunidade local”.
O secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, que presidiu à abertura do workshop de lançamento do Processo de Certificação da Região Autónoma da Madeira como Destino Turístico Sustentável, entende que se trata de “um passo natural e fundamental na afirmação da Madeira enquanto um ‘must-visit’ ao nível global, um destino que é seguro e que é atrativo para todos, mas que, ao mesmo tempo, é capaz de gerar uma procura diferenciada, apostando na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural.”
Eduardo Jesus considera também que esta é uma forma de afirmar a diferenciação da Madeira, tanto para visitantes como para os residentes, pelo que o governo madeirense pretende envolver toda a comunidade local no projecto.
Recorde-se que o processo iniciou-se já em 2021, sob a alçada da Direção Regional de Turismo, com a criação da DMO (Destination Management Organization), entidade responsável pela planificação, coordenação e supervisão do processo de certificação da Madeira como destino turístico sustentável.
Entre os próximos passos no caminho da certificação da Madeira, estão o definição de uma Política de Sustentabilidade do destino, assim como a realização de um benchmarking que envolve a recolha de vários KPI’s (Key Performance Indicators) qualitativos e quantitativos, um Plano de Avaliação de Riscos e ainda um Plano de Ação para a Sustentabilidade.
De acordo com a informação recebida na nossa redação, o projeto vai contar com a assinatura “Madeira. Tão tua. Tão sustentável”, e ter uma identidade visual derivada da nova imagem do destino.
Todo o processo pode ser acompanhado através de um website a ser lançado ainda no decorrer do primeiro semestre de 2022, em português e inglês, e nas redes sociais Facebook e Instagram lançadas no corrente mês de fevereiro e que se vão focar em vídeos e fotos que destacam o destino nas várias vertentes de sustentabilidade.
No final será lançado um filme promocional, que será será constituído por entrevistas aos principais agentes do setor e imagens dos principais atrativos turísticos, bem como de alguns elementos relacionados com indicadores de avaliação do processo.