“Macau tem papel fundamental na relação turística entre a China e Portugal”, afirma o presidente da ACTEP

Segundo o presidente da Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), Yong Liang, a relação entre Portugal e Macau é uma “clara vantagem” na atração de turistas chineses ao território português.
Macau “tem um papel fundamental na relação turística entre os dois países e é uma clara vantagem para Portugal na atração de turistas chineses, quando comparado com outros países europeus”, afirma Yong Liang que recentemente teve a oportunidade de expor este entendimento durante uma reunião com a chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Lúcia dos Santos.
Desta forma, Macau, que além de destino em si mesmo, é tantas vezes o ponto de partida para os turistas portugueses explorarem a China Continental, em particular a região do delta do Rio das Pérolas, é também um eficaz veículo de promoção de Portugal no mercado chinês, refere uma nota da Associação.
No que diz respeito ao mercado chinês para Portugal, há que ter em conta, segundo o presidente da ACTEP, que “muitos países europeus já começaram a retomar e a promover novas ligações aéreas com a China, bem como a reforçar a sua promoção para acolher os turistas chineses”, até porque “em 2019 o gasto médio diário do turista chinês foi de 365€, muito mais do que a média dos mercados turísticos internacionais”.
Para o responsável, “seria fundamental para Portugal dar maior prioridade à China como principal mercado turístico e aproveitar Macau como vantagem natural para atrair mais turistas chineses a visitar Portugal. Além disso, a proximidade de Macau com Hong Kong e Guangzhou, duas grandes cidades chinesas, torna-o um local ideal para os turistas chineses começarem a sua viagem a Portugal”.
A informação da ACTEP recorda que em 2022, a Associação do Turismo Chinês em Portugal em cooperação com a Associação de Agentes de Viagens de Macau e com o apoio da Associação Portuguesa de Agências de Viagens, promoveu a participação de compradores internacionais na MITE, a principal feira de turismo de Macau, o que, segundo se pode ler na mesma nota, voltará a acontecer este ano, tendo em vista “reforçar a promoção turística de Macau em Portugal e de Portugal na China”.
No contexto do reforço dos laços entre Portugal e Macau, Yong Liang reuniu-se recentemente com Lúcia dos Santos, chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa. Nesta reunião, para além de destacar o “papel fundamental de Macau na ligação dos turistas chineses a Portugal”, o presidente da ACTEP defendeu uma maior aposta de Macau como destino para os turistas portugueses.
Recorde-se que a ACTEP foi a organização responsável pelos pavilhões de Portugal na Expo Yangzhou 2021 e que, na CIFTIS 2022, uma das mais importantes feiras internacionais de comércio e serviços na China, foi convidada a instalar o pavilhão de Portugal em Pequim.