Macau leva gastronomia e cultura portuguesas à China
De 22 a 26 de agosto, o Turismo de Macau vai levar a cultura e a gastronomia portuguesas à China, no âmbito da Semana de Macau que vai decorrer em Xi’an, no noroeste da China, anunciou a Direção dos Serviços de Turismo do território (DST).
A esta ação de promoção turística, Macau vai levar vários espetáculos a uma popular praça pública no parque Qujiang. Entre eles vão estar grupos de dança folclórica e bandas de música portuguesa, “para refletir as características culturais chinesas e portuguesas de Macau”, anunciou a DST, em comunicado.
A Semana de Macau em Xi’an inclui ainda um festival gastronómico, a decorrer entre entre 20 de agosto a 01 de setembro, num hotel da cidade chinesa. Chefes de cozinha de Macau vão preparar um ‘buffet’ com pratos portugueses e macaenses, anunciou a Direção dos Serviços de Turismo de Macau em comunicado.
A DST considera que esta é a primeira cozinha de fusão do mundo, já que junta a gastronomia da comunidade euro-asiática, com muitos lusodescendentes e raízes no território.
No mesmo comunicado, a DST lembra que os voos diretos regulares entre Xi’an e Macau vão recomeçar a 20 de agosto, pela primeira vez desde o fim da pandemia.
A DST, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin vão ainda procurar reunir empresários de Xi’an e de Macau. As três entidades vão organizar uma sessão de bolsa de negócios e uma conferência de promoção de eventos, para encorajar empresários das duas cidades a “explorar oportunidades de negócios em conjunto”, referiu a DST.


