Luxo, sustentabilidade e personalização são tendência nas viagens

Num evento intitulado “Tendências Globais no Setor de Turismo”, que decorreu em Palma de Maiorca, o WTTC e Hotelbeds revelaram as tendências que estão a marcar a evolução das viagens e turismo a nível global e destacaram o crescimento do setor.
O evento reconheceu que o turismo está de novo a viver um cenário de prosperidade à escala global, tanto assim que em 2022, o setor registou uma “taxa de crescimento extraordinária de 22%, impulsionada principalmente pelo levantamento das restrições pandémicas e por um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros”.
“Hoje, testemunhamos um setor de viagens e turismo próspero em todo o mundo” afirmou Julia Simpson, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council, sublinhando o crescimento registado por Espanha. Segundo a responsável, “as viagens de lazer pós-pandemia estão a crescer (…) mas os padrões de viagem estão a mudar”, com as viagens de luxo a viverem um momento particularmente forte, levando os hotéis a desenharem novos produtos para este mercado. Por outro lado, sublinhou, “os turistas querem viajar de forma mais sustentável”, pelo que “viagens e turismo podem crescer e proteger o planeta”.
Os dados da Hotelbeds mostram que neste verão os fluxos tradicionais de viajantes não só se mantiveram como também aumentaram, vindos do Reino Unido (+17%) e da Alemanha (+29%) para as Ilhas Baleares. Além disso, países como França e Portugal têm registado uma procura crescente para as ilhas, enquanto os mercados de longo curso fora da Europa, como os Estados Unidos, também estão a crescer.
Quanto ao futuro, a Hotelbeds apresentou três tendências que irão continuar a definir o viajante do futuro, como a combinação entre o lazer e o trabalho numa mesma viagem, tendência que se tornou mais forte pela “mudança para o trabalho remoto nos últimos anos”.
Outra tendência são as viagens sustentáveis, impulsionadas em grande parte pela Geração Z, que está mais consciente da sua pegada ambiental. Ambas as empresas estão comprometidas com esta mudança e assinaram um acordo para que a Hotelbeds se junte ao programa Sustainability Basics do WTTC para aumentar a conscientização e incentivar as propriedades a serem mais ecológicas.
Por último, a Hotelbeds apontou também a tendência para a ascensão das viagens personalizadas. “Embora as pessoas queiram reservar as suas viagens com o clique de um botão, a tecnologia está a ser cada vez mais utilizada para proporcionar experiências personalizadas, muitas vezes apoiadas por inteligência artificial”, lê-se no comunicado emitido pelo WTTC.