Lusanova cresceu cerca de 50% em 2023 apostando em cinco pilares de investimento, segundo Tiago Encarnação
Na conferência de imprensa que antecedeu a apresentação da programação da Lusanova em Lisboa, Luís Lourenço, administrador da Lusanova, e Tiago Encarnação, diretor de operações, fizeram um balanço do ano de 2023 e também do início de 2024.
Para a Lusanova, 2023 foi “um bom ano”, começou por afirmar Tiago Encarnação, diretor de operações, precisando que “ultrapassámos os valores de 2019”, com o operador a “crescer 10% em vendas em relação a 2019, e cerca de 50% em relação a 2022”.
O responsável salientou ainda que “60% das nossas reservas foram para destinos europeus e 40% foram vendas para destinos de longo curso”. Já os circuitos que continuam a ser o produto ‘estrela’ do operador “cresceram uma média de 25% em relação a 2019”.
No que se refere aos grandes destinos, aqueles que mais cresceram em 2023 foram a Argentina e o Chile “destinos que comercializamos bastante”, e também a Índia que “demorou mais tempo a arrancar mas que atingiu os valores de 2019”. Outro destino que se destacou foi o Japão, que segundo Tiago Encarnação, “até o ano passado não tinha grande expressão na Lusanova, mas teve o melhor ano de sempre” em 2023.
Segundo o diretor de operações da Lusanova, o crescimento alcançado em 2023 “resulta de investimentos feitos no período pós-pandemia”, em cinco pilares fundamentais, a começar pela “diversificação crescente do produto”, uma vez que, sublinhou, “temos vindo progressivamente a diversificar e colocar mais destinos no mercado”.
Outro pilar fundamental foi o “investimento em tecnologia”, com o responsável a destacar que “hoje temos um sistema de reservas mais robusto, mais friendly e que permite mais reservas online para mais destinos que programamos”.
O investimento em recursos humanos foi outra das áreas citadas: “Começámos por reforçar a nossa área comercial e de produto para dar melhor atendimento às necessidades específicas dos clientes, nomeadamente ao nível dos pedidos de orçamentos à medida”, explicou.
Pilar também fundamental em que a Lusanova investiu foi a formação, com a realização de webinars e eventos presenciais “para ajudar agentes de viagens a vender os produtos” e a realização de famtrips para que os agentes possam conhecer melhor os destinos.
A quinta área referida foi a do “compromisso” da Lusanova com a sustentabilidade. A propósito, Tiago Encarnação destacou que “somos o primeiro operador turístico português com o certificado de sustentabilidade da Travelife”.
Na conferência de imprensa, Luís Lourenço e Tiago Encarnação foram questionados sobre as perspetivas para 2024, o administrador da Lusanova, a afirmar que neste momento as vendas “estão 15% acima de 2019 que foi o melhor ano que tivemos”.
Luís Lourenço precisou que “os circuitos europeus estão com vendas extraordinárias”, tendo sido “um dos produtos que se vendeu mais na nossa campanha da BTL”.
O administrador da Lusanova sublinhou ainda que este ano “está a haver um apetite pelas vendas antecipadas. Saímos um pouco mais cedo com a programação e as vendas estão a correr bem, estamos satisfeitos. Esperamos que assim continue e que os números, no final do ano, sejam bastante significativos”.