Luís Pedro Martins acredita que “nunca vamos chegar” a situações de overtourism
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal afirma que não sente que o aumento de turistas na sua região esteja a provocar qualquer efeito negativo na população, mas avança que há que trabalhar para evitar essas situações, promovendo todo o território das regiões.
Luís Pedro Martins falava na manhã de sábado, 13 de julho, no jornal “SIC Notícias Sábado”, onde lhe foi perguntado se já sentia que o aumento do número de turistas estava a ter impacto negativo na população, ao nível do custo de vida, com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal a responder: “No caso da nossa região ainda não sinto que tenha efeito, como também não sinto outras discussões que agora surgem sobre o overtourism onde se fazem comparações perfeitamente estapafúrdias entre o Porto e Barcelona, o Porto e Roma…”
“Nós estamos muito longe disso”, afirmou, defendendo que “importa trabalhar para evitar situações dessas, e por isso o que temos que fazer é promover toda uma região”. No caso da região do Porto e Norte, disse, “não é promover apenas a cidade do Porto, é promover Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes, são 21 mil quilómetros quadrados de área e os turistas, felizmente, ainda muito para descobrir”.
Luís Pedro Martins considerou mesmo que “acho que nunca vamos chegar a situações de overtourism, que acontecem já, todos sabemos que sim, em alguns destinos de Espanha e de Itália”.
Para já, a região tem ainda espaço para crescer, é isso que está a acontecer, e o presidente da ERT quer que assim continue. “Nestes primeiros 4 meses [deste ano] nós continuámos a crescer”, apesar de ter sido registado “um ligeiro abrandamento” afirmou, sublinhando que “continuar a crescer, tendo em conta os números de 2023, é muito bom”. Avançou ainda que a região do Porto e Norte cresceu 15% o ano passado “e hoje estaremos a crescer a 9% ou 10% (…)”.
Acreditando que a sua região irá ter este ano “novamente, resultados muito interessantes” em todos os indicadores, para garantir que, mais importante do que ter mais turistas é ter “melhores turistas, com maior poder de compra e crescimento”.
Ainda em entrevista ao jornal “SIC Notícias Sábado”, Luís Pedro Martins referiu que a região tem feito “uma aposta muito clara nos mercados de longa distância, nomeadamente o mercado americano, canadiano, brasileiro” e que, embora o espanhol continue a ser o primeiro mercado para a região Norte, “o mercado americano teve uma subida surpreendente, tendo vindo da 6ª posição em 2019, e está prestes a passar para 2º mercado”.
Créditos da foto: André Rolo