Luís Henriques diretor-geral da Airmet acredita que “este ano vai ser melhor que 2023” em vendas
Um “ano entusiasmante”. Foi assim que o diretor-geral da Airmet classificou o ano de 2023.Num encontro com a imprensa do trade, na sexta-feira, 9 de fevereiro, em Lisboa, Luís Henriques afirmou que as vendas da Airmet “aumentaram muito”, sem revelar números concretos. Para 2024, perspetivou um ano ainda melhor.
Porque o ano de 2023 ainda não tem contas fechadas, o diretor-geral da Airmet escusou-se a falar muito de números, adiantando apenas que o ano “foi muito bom para nós” e que “crescemos muito em número de vendas”. Este crescimento foi justificado não apenas pelo alargamento da rede mas também a um crescimento orgânico, muito por via do “direcionamento de vendas”.
Defendendo que o aumento registado sustentou a estratégia delineada pelo grupo de gestão, assente no novo modelo de contratação iniciado em 2022, que tinha em vista aumentar a rentabilidade das agências da rede.
A propósito anunciou que os seis fornecedores Premium que faziam parte desse modelo de contratação (W2M, NewBlue, Icarion, Flexible Autos, Image Tours e Lusanova) “tiveram um crescimento muito grande”, com as vendas a aumentarem 35% em 2023. No entanto, estes 35% de aumento não são líquidos já que há que lhes retirar os cerca de 15% que representou a subida dos preços médios de venda. Já os fornecedores Preferenciais (rappel também por agência) “tiveram um crescimento ainda mais elevado”.
Ainda a propósito do modelo de gestão encetado em 2022, Luís Henriques afirmou que “somos o grupo de gestão que possibilita às agências alcançar uma maior rentabilidade (…) tivemos a coragem de mudar a contratação de forma transversal e fazer com que dependa apenas das agências o seu direcionamento de vendas e o aumento da sua rentabilidade anual”.
O responsável recordou que com os fornecedores Premium, as agências recebem um rappel garantido de 1%, sem um valor mínimo de vendas, podendo chegar a 1,35%, consoante as vendas.
De referir que em 2023 o destino mais vendido pela rede continuou a ser Portugal (Continente, Açores e Madeira, com o Porto Santo a ter um peso significativo). No internacional, as Caraíbas (República Dominicana, México e Cuba) tiveram a primazia mas Cabo Verde continuou a vender-se muito bem.
Ainda no que se refere a 2023, há a assinalar o reforço da equipa da Airmet, concretamente ao nível do departamento comercial que é coordenado por Susana Fonseca, com a entrada de Célia Castro para comercial na região norte, Romeu Mendes para o centro e ilhas, e Sérgio Ramires para o sul do país. Foi também contratada uma nova assistente operacional, Catarina Dias. O objetivo é “acompanhar mais e melhor as nossas lojas”, disse Luís Henriques frisando que “temos a ideia de visitar cada uma das nossas lojas pelo menos quatro vezes por ano, e temos conseguido fazê-lo”.
Relativamente a 2024, Luís Henriques espera que seja um ano muito bom, melhor mesmo do que 2023. “Há muita procura. Acreditamos que este ano vai ser melhor que 2023”, disse.
A confiança é alicerçada naquilo que tem sido a procura no início deste ano, que está acima do ano passado na mesma época. “O mercado está a crescer muito”, afirmou, considerando que o facto de o preço médio de venda “estar a subir muito” não tem feito recuar a procura. “O preço médio não tem inibido a compra, pelo contrário, a procura tem crescido todos os anos”, afirmou, alertando que, no que se refere à oferta que está no mercado “a única dúvida é se todas as operações se vão realizar”.
O ano passado, a Airmet proporcionou às suas agências “90 horas de formação, sendo 60 de formação certificada”. Já para este ano, uma das metas é aumentar não só as horas de formação mas também realizar ações de formação específicas, direcionadas aos responsáveis das lojas. “Achamos que faz muito sentido darmos mais ferramentas e formação aos gestores”, defendeu Luís Henriques.
O que também vai aumentar é o número de famtrips exclusivas, com o grupo a prever realizar 12 viagens de familiarização em 2024, ou seja, uma por cada mês do ano.
Sonhando, Viagens Tempo e Smytravel são novos fornecedores Premium da Airmet em 2024
No que se refere à contratação “reforçámos o modelo”, com a entrada de novos fornecedores Premium, que passam agora a ser oito, com a entrada da Sonhando, da Viagens Tempo e da Smytravel (tendo saído a Lusanova). Com a entrada destes novos fornecedores “temos uma panóplia grande que ocupa quase todo o produto que existe, o que permite o aumento de rentabilidade”, reforçou o diretor-geral da Airmet.
Apesar de, como sublinhou, haver muitos fornecedores a quererem entrar na categoria Premium, “identificámos alguns operadores específicos com produtos que não tínhamos, como a Sonhando, com charters de médio curso, e a Smytravel, com cruzeiros”, justificou.
Já em termos de tecnologia, Luís Henriques anunciou uma nova plataforma de hotelaria “Book & Go”, que será lançada em abril. Sem querer levantar muito o véu sobre o que será esta nova plataforma, o diretor-geral do grupo avançou apenas que “será uma plataforma que nos permitirá olhar mais para o futuro e abrir novos caminhos que não temos hoje em dia”.