Lufthansa Technik vai abrir fábrica em Santa Maria da Feira
A Lufthansa Technik adquiriu recentemente um terreno de 230.000m2 no parque industrial Lusopark, em Santa Maria da Feira, para a construção de uma nova unidade fabril de reparação de motores e componentes de aviões, que deverá estar concluída até final de 2027 e de um centro de formação.
A futura fábrica da Lufthansa Technik Portugal estará equipada com as tecnologias mais recentes no setor MRO (manutenção, reparação e revisão) e deverá criar mais de 700 novos postos de trabalho, cujas candidaturas abrirão já em 2025.
“O dia de hoje marca o início de um novo capítulo para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir as nossas próprias instalações em Portugal. Estamos muito satisfeitos por estarmos a ser recebidos de braços abertos aqui em Santa Maria da Feira”, afirmou Harald Gloy, Chief Operating Officer da Lufthansa Technik, acrescentando que a “Lufthansa Technik tem objetivos de crescimento ambiciosos e queremos continuar a expandir a nossa posição de liderança como líder de mercado global no setor MRO no futuro. É por isso que já estamos a começar a ampliar as nossas capacidades, acrescentando localizações estrategicamente importantes à nossa rede global e garantindo assim que podemos continuar a satisfazer, no futuro, as expetativas dos nossos mais de 800 clientes internacionais da melhor forma possível”.
O mesmo responsável reforça ainda terem encontrado “o local ideal em Santa Maria da Feira. Algo realmente grande será criado aqui – para a região, para a Lufthansa Technik e para os nossos colaboradores e clientes. Este investimento é também um sinal do empenhamento do Grupo Lufthansa em Portugal“.
A cooperação com o governo português, representado pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e com a câmara municipal de Santa Maria da Feira foi particularmente profícua – ambas as instituições deram um grande apoio à Lufthansa Technik num processo muito intenso.
Também Pedro Reis, ministro da Economia, reconheceu a importância do projeto para o país ao avançar que “este investimento significativo da Lufthansa Technik em Portugal, que irá criar mais de 700 postos de trabalho, é muito bem-vindo. É mais um passo para a reindustrialização do nosso país e representa a confiança nas nossas infraestruturas e na nossa mão de obra, especialmente nos nossos engenheiros altamente qualificados do setor da aviação. Mostra também que estamos no bom caminho para atrair investimento estrangeiro que ajudará a impulsionar a economia portuguesa. Portugal e a Alemanha, em conjunto, através de projetos estratégicos e alianças como esta, podem ajudar a Europa a acelerar o seu crescimento sustentável rumo a um futuro brilhante para as nossas economias e empresas.”
Ricardo Arroja, presidente e diretor-executivo da AICEP, diz estarem “muito satisfeitos com a decisão da Lufthansa Technik de instalar uma unidade de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Portugal. A Lufthansa Technik é um líder mundial no setor aeroespacial. A indústria aeroespacial está a crescer em Portugal, uma vez que cada vez mais empresas de alto calibre se estão a instalar aqui, assegurando um ciclo de produção completo, desde o desenvolvimento à produção e à manutenção (…)”
A Lufthansa Technik irá construir um centro de formação em Santa Maria da Feira já no próximo ano para formar os futuros colaboradores da Lufthansa Technik Portugal, para que a produção possa começar assim que as novas instalações de 54.000 metros quadrados estiverem concluídas. Os primeiros postos de trabalho para a nova localização serão anunciados online nas próximas semanas e incluem mecânicos, técnicos de eletrónica, engenheiros, gestores de processos e de recursos humanos (de todos os sexos, claro). Mais informações estarão disponíveis oportunamente no sítio Web da Lufthansa Technik Portugal e no LinkedIn.