Loja na Torre da Serra da Estrela homenageia pastores
O ponto mais alto de Portugal Continental vai contar, a partir de26 de junho, com uma loja que homenageia os pastores da Serra da Estrela e os produtos da ovelha bordaleira. A apresentação vai contar com cerca de 160 pastores.
No total são 236 os pastores que, diariamente, asseguram a continuidade da ovelha bordaleira da Serra da Estrela e é em sua homenagem que vai nascer no ponto mais alto de Portugal Continental – a Torre da Serra da Estrela – um novo espaço dedicado aos pastores e ao produto do seu trabalho: a lã e o leite destas ovelhas.
A sustentabilidade da atividade pastorícia e a economia circular são os motes deste projeto, uma vez que aproveita todos os produtos provenientes das ovelhas. No espaço, serão colocadas à venda almofadas feitas de 100% de lã bordaleira, aproveitando a lã das ovelhas, que não tinha escoamento por falta de valor económico; Queijo Serra da Estrela DOP, produzido com o seu leite; e o pastel de bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP, forma encontrada para o escoamento do queijo.
O novo espaço é uma iniciativa do grupo O Valor do Tempo – grupo com origem em Seia, na Serra da Estrela – e conta com a colaboração e apoio da ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, da ESTRELACOOP – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, e da AASE – Associação de Artesãos da Serra da Estrela.
O exterior do espaço é inspirado nos bardos, as cercas que normalmente acolhem as ovelhas no campo. O interior é compartimentando em três, evidenciando dois dos ciclos que protagoniza a raça Bordaleira da Serra da Estrela: o da lã, com almofadas 100% lã de ovelha bordaleira, e o do queijo, com a comercialização de queijo Serra da Estrela DOP e do pastel de bacalhau.