Lisboa vai ter nova feira profissional para o setor alimentar
Marcada para 12 a 14 de fevereiro de 2023, a Lisbon Food Affair, que leva a assinatura “Where food and business innovation meet” é um evento exclusivamente profissional promovido pela Fundação AIP e vai ter lugar na FIL.
Depois de, durante três décadas, Portugal ter organizado a Alimentaria Lisboa, projeto que foi abandonado, faltava agora um projeto que respondesse às necessidades do mercado, como explica Pedro Braga, diretor geral adjunto da FIL, explica “…depois de ouvirmos o mercado, percebemos que tinha chegado a hora de ter a coragem de abandonar um projeto que muito nos honrou, mas que já não entregava as respostas que o mercado necessitava. Queremos e vamos trabalhar para vos entregar um marketplace qualificado, diferenciador e ser uma marca de excelência de promoção dos vossos produtos e serviços. Para isso, foi preciso ser ousado e deixar entrar um novo ar, uma nova frescura”.
A “ousadia” levou à criação de uma nova feira, que terá a sua primeira edição em fevereiro do próximo ano, entre os dias 12 a 14. Esse novo evento é a Lisbon Food Affair que se apresentará dividida em três grandes áreas: Food & Beverage, Horeca e Tecnology, que se desdobram em outras áreas sectorizadas de forma a cobrir as necessidades das empresas e do mercado, muito alinhado com a inovação e com o foco na internacionalização.
Paulo Rodrigues, gestor da feira, refere que a Lisbon Food Affair será o “marketplace, adaptado às novas realidades e aos desafios das empresas e do mercado global, que irá abordar temas como a inovação, os novos hábitos de consumo, os novos negócios, a saúde e bem-estar, a sustentabilidade ambiental e social, a economia circular, não esquecendo a singularidade e excelência dos produtos nacionais das diferentes regiões”.
“A Internacionalização, a Inovação, o Network e a Excelência dos Produtos Portugueses, são os principais eixos de desenvolvimento desta feira”, sinaliza a AIP. Para o lançamento e internacionalização da nova marca, a FIL conta com o apoio da Ivity Brand Corp. Segundo Carlos Coelho, CEO da Ivity, “a Lisbon Food Affair pretende ser uma marca de autenticidade que irá juntar na capital portuguesa fatores de diferenciação e diversidade gastronómica. Queremos criar uma marca condimentada por inovação, especialização e concentração. Uma marca inovadora e exclusiva. Um novo conceito de feira, com a ambição de ser a melhor feira alimentar de sempre em Portugal. Precisamos de uma food summit em Lisboa que possa viajar pelas bocas do mundo, servida em cores quentes. Queremos conquistar o mundo pela boca”, concluiu.