Lisboa no Top 50 das melhores cidades do mundo
Lisboa comprova a sua reputação como a melhor marca de cidade em Portugal, conquistando o 43º lugar a nível mundial no primeiro Brand Finance City Index levado a cabo pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance. Londres lidera, entre as 100 cidades do ranking, seguida de Nova Iorque e Paris.
O ranking da Brand Finance, que foi divulgado na sexta-feira, 19 de maio, baseia-se num inquérito global a cerca de 15.000 membros do público realizado no passado mês de abril, em 20 países de todos os continentes para medir as perceções das 100 melhores cidades do mundo.
Com uma pontuação de 67,5/100 no Brand Finance City Index, Lisboa combina a sua arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e o Fado, fazendo desta um destino apreciado.
De acordo com o novo estudo, Lisboa destaca-se internacionalmente no 11.º lugar, pelas suas pessoas e valores, em 14.º lugar, pela cultura e património, em 23.º lugar, pela habitabilidade e em 37.º pela sustentabilidade.
Para Pilar Alonso Ulloa, diretora-geral da Península Ibérica e América do Sul, “uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global.”
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas das cidades no ranking, além de medir a familiaridade, os inquiridos foram questionados sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir.
A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas perceções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares, como Negócios e Investimento ou Sustentabilidade e Transportes.


