Lisboa no Top 3 dos destinos europeus preferidos para viajar no 1º semestre de 2025

De acordo a Mabrian, empresa especializada na prestação de serviços de inteligência de viagens em todo o mundo, que analisou os destinos que os viajantes vão escolher para viajar no 1º semestre deste ano, Lisboa está no Top 3 dos destinos europeus preferidos, que conta, também, com Madrid e Roma.
Segundo a Mabrian, a Europa, que presenta 17,3% da procura inspiracional internacional em todo o mundo, não vai estar entre os destinos de maior crescimento da procura no 1º semestre deste ano. Ainda assim, a empresa de inteligência de viagens coloca em destaque três destinos urbanos europeus que vão estar entre os de maior crescimento a nível mundial, concretamente, Madrid, Lisboa e Roma. Estas 3 cidades europeias, segundo o estudo, “apresentam um crescimento assinalável da procura internacional”.
A análise concluiu, no entanto, que a intenção de viagens vai ser liderada, neste 1º semestre do ano, pelos destinos do sudeste e do sul da Ásia. Os insights sugerem também que 2025 será o ano da recuperação total da Oceânia, particularmente para a Austrália, Nova Zelândia e Polinésia, e um ano positivo para as principais cidades das Américas, bem como para algumas da África Subsariana, impulsionado pela África do Sul e pelos principais destinos insulares.

“As regiões asiáticas apresentam uma forte tendência de procura no primeiro semestre deste ano, mais forte do que outras regiões do mundo, o que antecipa números robustos de chegadas para os próximos meses”, sublinha Carlos Cendra, Partner e Diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian.
Banguecoque e Phuket, na Tailândia (primeira e terceira posições, respetivamente); Deli (5ª) e Mumbai (10ª) na Índia; Manila nas Filipinas (9º); a ilha indonésia de Bali (7º); e Hanói no Vietname (11º). Colombo, no Sri Lanka, e as Maldivas (12 e 13, respetivamente) estão a apresentar uma forte tendência de crescimento no período analisado (Janeiro a junho deste ano). Destacam-se ainda dois destinos do Leste Asiático: Tóquio (segundo destino com maior crescimento), apresentando uma tendência de procura muito robusta, juntamente com Seul, na Coreia do Sul (6º).
Os dados indicam ainda que o primeiro semestre de 2025 será um marco significativo para a Oceânia em termos de potenciais chegadas internacionais ao longo do ano, com a procura inspiracional da região a aumentar para quase 3% do total global. A perspetiva é particularmente positiva para a Austrália e a Nova Zelândia, que ocupam o terceiro lugar entre as regiões de crescimento mais rápido em termos de participação global na investigação.
Os resultados do Índice de Participação nos Inquéritos das Américas para o período em análise, indicam também uma tendência positiva da procura para os principais destinos em todo o continente. A América do Norte ocupa o quinto lugar entre as regiões de crescimento mais rápido em termos de procura inspiracional internacional, representando 5,6% do total global, enquanto a América Latina e as Caraíbas captaram 2,5% da procura inspiracional internacional durante o período estudado.
Ao focarem-se em destinos específicos, Los Angeles, Miami e Orlando, nos EUA, estão entre os destinos mais procurados do mundo e também experienciam um crescente interesse internacional para viajar durante o primeiro semestre de 2025.
No caso da América Latina e das Caraíbas, o crescimento não é uniforme em toda a região, mas é impulsionado pela procura particularmente forte para cinco destinos: Cancun, no México, Buenos Aires, na Argentina, Rio de Janeiro, no Brasil, Punta Cana, na República Dominicana, e São José na Costa Rica.
Em comparação com o primeiro semestre de 2024, a África Subsariana regista também um aumento da procura movido principalmente por destinos na África do Sul, particularmente a Cidade do Cabo ou Joanesburgo, juntamente com outros locais africanos icónicos, como as ilhas Maurícias, Seicheles ou Sal (em Cabo Verde), ou Kilimanjaro na Tanzânia.