Lisboa movimentou mais de metade dos passageiros dos aeroportos nacionais

Os aeroportos portugueses geridos pela Vinci movimentaram, no ano passado, quase 69,2 milhões de passageiros, um aumento de 4,3% em relação a 2023. Mais de metade dos passageiros foi movimentada no aeroporto de Lisboa, que bateu novo recorde. Os números foram divulgados pela Vinci Airports.
De acordo com informações da Vinci Airports, em 2024 os aeroportos portugueses movimentaram perto de 69,2 milhões de passageiros, número que reflete um aumento de 4,3% em relação a 2023.
Para o total contribuiu principalmente o aeroporto de Lisboa que ultrapassou os 35 milhões de passageiros, tendo atingido um novo recorde. Concretamente, o Aeroporto Humberto Delgado movimentou 35,1 milhões de passageiros, número que representou um acréscimo de 4,3% face a 2023, de acordo com os dados revelados pela Vinci Airports.
A concessionária da ANA – Aeroportos de Portugal revela que “os aeroportos de Portugal continuaram a receber cada vez mais passageiros, apoiados por taxas de ocupação recordes e forte impulso nas rotas intra-europeias”.
De acordo com a mesma fonte, em 2024, as receitas da Vinci totalizaram 4.526 milhões de euros no segmento dos aeroportos, sendo que 28% pertencem à ANA, ou seja, 1.267 milhões de euros.
Segundo a Vinci, no ano passado o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da ANA representou 30% no total de 2.883 milhões de euros no segmento de aeroportos, ou seja, cerca de 865 milhões de euros.