Lisboa é sexta cidade europeia que melhor satisfaz os turistas
No ranking de junho da Mabrian, as maiores cidades europeias caem na apreciação da satisfação dos clientes devido aos elevados preços hoteleiros. Lisboa fica antes do meio da tabela mas é a melhor na perceção de segurança.
O estudo da Mabrian sobre a satisfação dos turistas com base na relação qualidade/preço em junho, é liderado pela capital croata, Zagreb, seguida por Atenas (Grécia) e Ljubljana (Eslovénia), com as grandes cidades turísticas europeias como Paris e Londres, por exemplo, a caírem várias posições devido aos elevados preços da hotelaria e ao baixo valor atribuído pelos visitantes à oferta turística nos destinos.
Para o estudo, a empresa analisou dados como as ligações aéreas, o preço médio da hotelaria e o nível de satisfação dos visitantes no que toca à segurança, clima, alojamento e oferta de produtos turísticos.
O relatório conclui que a melhor relação qualidade/preço foi apresentada por Zagreb, apesar de a cidade estar nos últimos lugares no que se refere às ligações aéreas. No entanto, os preços do alojamento são competitivos e o nível de satisfação dos clientes é elevado na maioria das áreas.
Dubrovnik, também na Croácia, é o destino com os maiores níveis de satisfação entre os destinos analisados. No entanto, o preço médio do hotel é alto e a conectividade aérea é limitada, o que o coloca na nona posição.
Londres e Paris foram também penalizadas por apresentarem um preço médio de hotel muito alto e por gerarem níveis mais baixos de satisfação. “Os visitantes estão particularmente insatisfeitos com o serviço hoteleiro em Londres e com a oferta de produtos turísticos em Paris”, sublinha o estudo.
No final da tabela aparecem cidades como Berlim, Barcelona e Amsterdão, igualmente devido ao preço do alojamento e ao baixo nível de satisfação que geram nos turistas. “Este último indicador pode dever-se à saturação turística que têm tido desde o início do verão, e também aos atrasos e cancelamentos de voos que têm vindo a ocorrer”, sugere a Mabrian.
Lisboa lidera na perceção de segurança
A liderar o índice de perceção de segurança está Lisboa e Dubrovnik, seguidas de Milão e Madrid, com os últimos lugares a serem ocupados por Berlim, Barcelona e Viena.
O índice de perceção climática (PCI), que permite conhecer a relação entre as expectativas dos visitantes e a realidade do clima no destino, também é liderado por Dubrovnik, seguido de Roma e Milão; enquanto no outro extremo os três finalistas são Amsterdão, Paris e Viena. De acordo com o índice de satisfação para hotéis (HSI), as melhores pontuações são para as cidades de Zagreb, Dubrovnik e Ljubljana, enquanto Londres, Berlim e Amsterdão estão na parte inferior do ranking. Em relação à perceção do produto turístico disponível, Dubrovnik, Ljubljana e Atenas lideram um ranking que tem as cidades de Paris, Madrid e Barcelona nos últimos lugares.
“Os destinos urbanos mais maduros estão a sofrer o efeito do aumento dos preços médios e de uma experiência menos satisfatória devido à possível saturação em alguns horários e locais, lê-se na análise do estudo.