Lisboa é a cidade com melhor custo-benefício para os turistas britânicos na Europa Ocidental
A conclusão é do Barómetro Anual de Custos Urbanos do Post Office Travel Money, que o ano passado colocava Lisboa em primeiro no ranking geral, onde agora a capital portuguesa aparece em segundo lugar, tendo sido ultrapassada por Vilnius.
De acordo com este barómetro (www.postoffice.co.uk/citycosts), as 10 melhores cidades europeias para um city break são Vilnius, Lisboa, Lille, Cracóvia, Atenas, Riga, Budapeste, Bratislava, Praga e Varsóvia. Na base deste ranking está o binómio qualidade-preço.
Lisboa, segunda classificada, é uma das três cidades da Europa Ocidental a alcançar o top cinco da tabela, no com Lille a subir para o terceiro lugar e Atenas a ocupar a quinta posição.
De acordo com o estudo, os preços caíram em 60% das 37 cidades avaliadas, principalmente ao nível dos custos com o alojamento, devido à valorização da libra esterlina em comparação com o ano anterior
Esta variação cambial levou a que a capital lituana tenha ultrapassado Lisboa, que tinha sido a vencedora do ano passado e foi também responsável pelo facto de o ranking deste ano seja dominado por cidades da Europa de Leste: no Top 10 apenas 3 cidades ficam no ocidente europeu.
Um aumento de 26% no custo médio do alojamento de três estrelas em Lisboa – atualmente fixado nas 152 libras por duas noites, em comparação com 121 libras em Junho de 2023 – é responsável pelo custo mais elevado da capital portuguesa que, em alojamento, refeições e outros gastos, atinge as 264 libras para duas noites. No entanto, de acordo com o Post Office Travel Money os preços das refeições, bebidas e outros produtos turísticos continuam a ser bons, e Lisboa acaba por ser a cidade mais barata da Europa Ocidental.
Depois de levar em conta as despesas de alojamento, comer fora será provavelmente o maior custo para os britânicos num short-break e o Post Office Travel Money encontrou grandes variações no preço de uma refeição nas 37 cidades. Estes variaram entre apenas £37 em Lisboa e mais de quatro vezes mais em Oslo (£150) e Copenhaga (147). Por cerca de £ 50, Atenas também oferece aos turistas britânicos refeições baratas, enquanto o preço médio mais baixo das refeições em Berlim, de £ 63 ajudou a cidade a registar uma queda geral de preços desde o ano passado de 11,7% (21º, £ 489).