Lisboa associa-se à Airbnb para atrair nómadas digitais

Lisboa é um dos 20 destinos em todo o mundo que se associaram à Airbnb num programa que visa tornar os locais mais atraentes para os nómadas digitais.
O programa inclui a criação de hubs com informação local para ajudar aqueles que procuram tornar-se nómadas digitais nos destinos com que a Airbnb está a trabalhar neste projeto, no sentido de providenciar as melhores condições para quem quer viajar e trabalhar em modo remoto.
“A presença deste tipo de viajante, que permanece mais tempo no destino e se integra mais estreitamente com a realidade local, gera oportunidades económicas para as comunidades locais, e tornar esses destinos atrativos faz parte dos objetivos de alguns governos e organizações de promoção do turismo.”, sublinha a Airbnb que vai ter em destaque 20 destinos, entre os quais Lisboa. O facto de a capital portuguesa figurar neste grupo restrito tem a ver, segundo o portal de reservas, como clima e localização geográfica, a vasta gama de serviços, redes de ligação de transportes, ofertas culturais e de lazer e variedade de opções de alojamento.
Nos próximos meses, a Airbnb trabalhará em estreita colaboração com cada uma destas organizações para criar hubs de informação especializados para ajudar a destacar os melhores alojamentos locais para estadias de longa duração, bem como informação relevante sobre requisitos de entrada e políticas fiscais. A Airbnb irá também colaborar com destinos em campanhas de sensibilização que promovam um comportamento responsável entre os anfitriões e os nómadas digitais. Espera-se que estes hubs estejam operacionais até ao final do ano.
Recorde-se que a plataforma tem vindo a anunciar uma série de iniciativas para apoiar a recuperação das viagens e fomentar um turismo mais sustentável. Em Portugal, anunciou a distribuição do guia Bem-Vindo a Lisboa, a implementação de um programa de controlo de ruído, a implementação da Linha de Apoio ao Bairro e o lançamento da Tecnologia de Reservas de Alto Risco para ajudar a combater as festas perturbadoras e outros distúrbios para a vizinhança. Além disso, a plataforma lançou ainda o Portal da Cidade em Lisboa, a primeira ferramenta da indústria para apoiar as autoridades turísticas da cidade com dados sobre os bairros.