Lisboa acolhe “Culture and Tourism Innovation Global Summit” a 16 de julho
A cidade de Lisboa vai acolher, no próximo dia 16 de julho, o “Culture and Tourism Innovation Global Summit”, que reunirá alguns dos melhores profissionais da indústria. A cargo da Rede do Empresário em parceria com a Accenture, o evento será palco de partilha de conhecimentos, estratégias e novas visões do futuro.
Casos de sucesso, estratégias e tendências serão apresentados no decorrer deste Summit, cuja manhã será preenchida com vários painéis, a começar com o “Estado de Arte da Cultura e do Turismo”, às 10h00, que contará com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; e da deputada Ana Mendes Godinho, entre outros convidados. A moderação ficará a cargo de Vasco Ribeiro.
Segue-se o segundo painel, dedicado ao tema “Desenvolvimentos Positivos com Abordagem de toda a Indústria: Colaboração, Inovação e Tecnologia” e que terá a moderação de Terry Lima, tendo como protagonistas os principais representantes do Grupo Pestana, D-EDGE, Grupo UIP, Turismo de Portugal e TAP.
Já o terceiro painel terá como tema a “Comunicação, Tecnologia e os Facilitadores da Educação”. Moderado por Jaime Quesado, contará com a presença da Les Roches, LCA, CARMA, CLEVER e, por fim, da Escola Superior de Hotelaria do Estoril.
“Sustentabilidade na Cultura e no Turismo” dá mote ao quarto painel do dia, que contará com a presença de representantes da AHP, Quinta do Roseiral, Abreu e AILD. A sessão será moderada por Filipa Moita.
O último painel da manhã, “Futuro dos Recursos Humanos na Cultura e Turismo”, será moderado por Marta Sampaio, contando com os representantes da Fórum Turismo, KeepTalent Portugal, merytu e Time4Travel.
Depois do almoço, o “Culture and Tourism Innovation Global Summit” dá as boas-vindas ao primeiro painel da tarde, com o tema “Mudança para o futuro – Avanços na cultura e turismo sustentável”. Moderado por João Rodrigues dos Santos, o evento contará com a presença de representantes da CM Nazaré, CM Leiria, CM Torres Vedras e CM Loulé.
A sessão de encerramento contará com uma visita guiada à exposição “Obras de Capa” pela curadora Eduarda Oliveira, seguindo-se provas de vinho no terraço, um momento artístico e, para terminar, um Coffee Break pela Quinta do Roseiral.
Segundo Ana Miranda, Head BSN (Business Science Network) da Cultura e Turismo, “com este fórum pretendemos realçar mais uma vez o diálogo entre a cultura e turismo, sendo duas áreas da economia que deviam ter estratégias conjuntas bem definidas e estruturadas. Pretendemos assim apresentar novas propostas soluções para que os intervenientes nestas áreas possam partir daqui e desenvolver novos modelos de negócio”.
Também Teresa Esteban, CEO da Rede do Empresário, diz ser “fundamental gerar sinergias entre a Cultura e Turismo. Seguindo o propósito da Rede do Empresário, promover o diálogo entre a academia, governo e tecido empresarial, estamos a trabalhar com um conjunto de tomadores de decisão do setor para assegurar um evento que permita aproveitar o máximo de partilha de conhecimento, boas práticas e surgimento de novos projetos. Podemos olhar para estes eventos como uma ferramenta fundamental para atingir novos objetivos no setor.”