Lezíria do Tejo estuda estratégia de turismo sustentável
Tendo em vista a implementação de um Plano Estratégico de Turismo Sustentável na Lezíria do Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo realizou esta semana uma reunião com os municípios do Cartaxo, Azambuja e Rio Maior.
O Museu Rural e do Vinho do Cartaxo acolheu, na segunda feira, 25 de julho, uma reunião de trabalho organizada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), com o apoio do Município do Cartaxo, que juntou agentes económicos e entidades ligadas ao turismo dos municípios do Cartaxo, Azambuja e Rio Maior.
De acordo com uma nota de imprensa difundida pelo município do Cartaxo, o principal objetivo desta reunião foi “recolher contributos, anseios, preocupações e objetivos de cada entidade do setor, tendo em vista a elaboração de um Plano Estratégico de Turismo Sustentável da Lezíria do Tejo”. Um Plano Estratégico que, de acordo com a mesma nota de imprensa, deverá servir de “ fio condutor para o desenvolvimento económico de todos os municípios” da região.
João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, citado na nota do município, considera que “a descentralização de competências veio acentuar a importância do desenvolvimento económico ter uma perspetiva territorial comum, permitindo um melhor aproveitamento dos fundos comunitários. Os municípios e os agentes económicos devem unir esforços e seguir a mesma linha orientadora na Lezíria do Tejo”.
O autarca assinala ainda que “devemos olhar para os municípios vizinhos e ficar felizes com o seu sucesso porque, naturalmente, acompanharemos essa dinâmica e todos beneficiaremos desse resultado”. E conclui: “Só em conjunto e de forma concertada poderemos alavancar o desenvolvimento económico e turístico da região”.