Les Roches e Haut-Lac School lançam curso de especialização em hotelaria no ensino secundário
A Les Roches, uma das quatro melhores instituições académicas do mundo especializadas em gestão hoteleira e a Haut-Lac School, uma das escolas bilingues mais prestigiadas a nível internacional, acabam de lançar o primeiro Programa de Bacharelato Internacional relacionado com a carreira em hotelaria.
Anteriormente, a especialização neste domínio só era possível após o ensino secundário, através de um diploma universitário, mas com esta parceria, pela primeira vez será possível que jovens entre os 16 e os 18 anos completem uma experiência de imersão internacional no mundo da gestão hoteleira nos seus dois últimos anos do ensino secundário.
Este novo curso de hotelaria, impulsionado por duas entidades educativas de referência, a Haut-Lac School e a Les Roches, representa um marco no mundo da hotelaria e do turismo e no mundo académico. A formação em hotelaria tem tido um crescimento constante nos últimos anos, levando a uma melhoria da qualidade do turismo e do emprego num setor que anteriormente carecia de profissionais especializados. Através deste novo programa de ensino secundário do IB, os futuros líderes da hotelaria podem começar a mergulhar nesta indústria numa fase mais precoce e aprender sobre o valor social das profissões ligadas à indústria.
Este programa de bacharelato internacional relacionado com a carreira combina a experiência académica com a formação prática, uma caraterística distintiva de Les Roches. Proporciona uma introdução precoce ao campo da gestão hoteleira, bem como o acesso a oportunidades de trabalho em rede com os principais atores do setor, incluindo agências de viagens, hotéis, restaurantes e outras organizações de hotelaria e turismo a nível mundial.
“É crucial para o setor do ensino secundário que os alunos se formem bem preparados para prosseguirem as suas carreiras universitárias. Por isso, acreditamos que é muito benéfico que exista esta via de especialização em notícias do ensino secundário para que, numa profissão vocacional como a hotelaria, os alunos possam começar a mergulhar nela o mais cedo possível”, refere Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, acrescentando que “a formação desta aliança com a Haut-Lac marcará um ponto de viragem na educação global dos jovens, oferecendo uma vasta gama de oportunidades que respondem às suas preocupações e às necessidades da indústria”.
O mesmo responsável relembra que “em Les Roches, somos pioneiros no ensino da hotelaria e do turismo de luxo há sete décadas, mas os últimos dez anos, durante os quais as inscrições aumentaram 65%, provocaram uma mudança de paradigma. A formação especializada em hotelaria está a ganhar o reconhecimento que realmente merece, e isso é visível nas salas de aula. É altura de continuar a avançar e a criar referências; por isso, a criação de modelos semelhantes a este novo programa internacional de ensino secundário no quadro educativo espanhol e internacional pode significar a geração segura de talentos numa das nossas indústrias mais importantes”.
Durante o programa IBCP de dois anos na Escola Haut-Lac, os licenciados irão expandir os seus conhecimentos e experiência em hotelaria, completando um projeto de investigação durante um período de estudo online de 20 semanas com Les Roches. Podem também optar por seguir um período de imersão hoteleira de duas semanas no Programa de verão no campus da Les Roches em Crans-Montana, Suíça.
Após a conclusão do curso, os alunos que desejem continuar a estudar nesta área a nível universitário terão créditos suficientes para aceder diretamente ao segundo ano do Bachelor of Business Administration (BBA) em Global Hospitality Management na Les Roches.