Les Roches cria Fundação Spark X para impulsionar inovação na hotelaria
A Les Roches, instituição líder no ensino de gestão hoteleira, criou a Spark X Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promoverá a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade para melhorar as experiências dos clientes e dos colaboradores.
Empenhada na inclusão, na diversidade e num impacto social positivo e duradouro, a fundação baseará a sua missão na cultura digital, no desenvolvimento sustentável, na aquisição de novas competências e na criação de novas oportunidades, contando com dois órgãos colegiais, o Conselho Consultivo ESG, composto por representantes de destinos turísticos, associações e federações, e o Conselho Consultivo Estratégico, constituído por profissionais de renome em diferentes domínios.
O seu trabalho permitirá a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre a indústria, a administração e a comunidade educativa, fomentando projetos conjuntos, oportunidades de negócio e alianças estratégicas.
“A hotelaria precisa de se manter na vanguarda para continuar a ser a principal fonte económica que é e para prosperar num ambiente em constante mudança. Com a Spark X Foundation, pretendemos criar um ponto de encontro onde possamos apoiar e nutrir novos talentos com a experiência oferecida por grandes líderes da indústria e do setor empresarial internacional. Só através da união de todos os atores da hospitalidade, do debate e da interação com a inovação será possível elevar a experiência global do cliente e do empregado ao mais alto nível”, refere Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches e presidente da Spark X Foundation.
De salientar que a Spark X Foundation faz parte da Sommet Education, o prestigiado ecossistema de educação em hospitalidade que inclui instituições de renome como Les Roches, Glion Institute of Higher Education, École Ducasse, Invictus Education e a Indian School of Hospitality.
A Spark X Foundation irá operar em quatro áreas-chave, nomeadamente, sociedade, planeta, indústria e cooperação e será distribuída por três espaços interligados, dedicados à procura e transferência de conhecimentos, à interação e à colaboração no desenvolvimento de ideias: o Innovation Hub, o Living Labs e o X Center.
Como parte do seu apoio a talentos emergentes, a fundação terá um programa de aceleração para startups disruptivas que criem mudanças positivas no setor da hospitalidade. Este programa oferecerá apoio abrangente, aconselhamento, mentoria e acesso a recursos e instalações para que as startups possam atingir todo o seu potencial. Além disso, serão organizados fóruns, palestras e cimeiras que servirão de espaço para trocar ideias e estabelecer contactos com outros líderes do setor.