LATAM já voa entre Fortaleza e Lisboa e reforça investimentos no Ceará

A companhia aérea LATAM, inaugurou esta segunda-feira , 7 de abril, a rota sazonal Fortaleza-Lisboa, que será operada até 20 de outubro, tendo o voo inaugural batido o recorde de 94% de ocupação.
Com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota é operada às segundas-feiras em aviões Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Parte de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal).
“A LATAM reconhece a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, procuramos de forma ativa estar atentos à procura regional e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planeada neste contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo”, comenta Eduardo Macedo, Head of Public Affairs da LATAM Brasil.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, começou por lembrar que “Portugal é, historicamente, o país que mais envia turistas internacionais para o Ceará”, afirmando de seguida que “essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais este acesso”.
“Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e queremos que cada vez mais visitantes europeus venham para o nosso Nordeste, conheçam a diversidade, a gastronomia, a cultura e as praias. O Ceará reúne tudo isso, faz parte da Rota das Emoções, um roteiro que temos promovido em ações no exterior, e com certeza receberá mais estrangeiros com esta nova rota, gerando emprego e renda para os empreendedores locais”, acrescentou Marcelo Freixo.
Por seu lado, Elmano de Freitas, governador do Ceará, sublinha que “esta nova rota mostra que o Ceará se está a consolidar como um destino turístico no cenário internacional. Tenho a certeza de que a parceria com a LATAM tem contribuído para impulsionar ainda mais o turismo e os negócios do Ceará. Seguiremos investindo na promoção do nosso estado e em outros mercados para continuarmos fortalecendo a nossa cadeia do turismo, gerando mais oportunidades para o nosso povo”.
Também Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará, um dos presentes na cerimónia de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza, antes do embarque dos passageiros, afirmou que “a chegada deste novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado. Através desse voo, passageiros de todo o país poderão se conectar com a Europa através de Fortaleza, bem como passageiros europeus poderão conectar outros destinos no Brasil pelas mesmas asas. Facilita, portanto, que turistas europeus e domésticos conheçam ainda mais as nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade, impulsionando ainda mais a economia local. Só temos a agradecer à LATAM por investir no Ceará”.
De realçar, que atualmente, a LATAM é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos (aterragens e descolagens) por semana. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).
A rota Fortaleza-Lisboa chega para coroar uma sequência de investimentos da LATAM no estado nos últimos meses: em fevereiro, anunciou a nova rota Fortaleza-Juazeiro do Norte, que começa a voar em 23 de junho, com voos diários na temporada alta até agosto, quando passa a quatro voos por semana. Ainda nesta temporada, Fortaleza terá a continuidade da rota sazonal para Belo Horizonte/Confins, com voos diários a partir de 30 de junho.
Como parte das estratégias integradas de promoção internacional do Brasil, a Embratur e a LATAM incluíram o destino Fortaleza na campanha publicitária voltada ao mercado europeu, realizada em parceria pelas duas instituições. Para esta ação específica de divulgação da nova rota Lisboa–Fortaleza, o Governo do Ceará e o Consórcio Nordeste aliam-se como parceiros, fortalecendo o alcance e a relevância da iniciativa.
A campanha contempla a veiculação de peças criativas e vídeos promocionais em canais digitais estratégicos, com o objetivo de impulsionar a visibilidade da nova rota direta, reforçar o posicionamento da capital cearense como uma importante porta de entrada de turistas internacionais e promover o turismo no Nordeste brasileiro. A ação é direcionada tanto ao mercado português quanto a outros países da Europa, com o objetivo de atrair novos fluxos turísticos para a região.