Lançado programa turístico ‘Portugal na Rota dos Geoparques’
O programa turístico Portugal na Rota dos Geoparques, que irá percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, foi lançado no passado dia 28 de fevereiro, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, com o apoio do Turismo de Portugal. A 1.ª edição decorre entre 20 e 28 de outubro.
Como forma de comemorar os 20 anos da Rede Global de Geoparques, o programa tem como objetivo promover Portugal através dos territórios com a chancela Geoparque Mundial da UNESCO, divulgando o seu património natural e cultural e comunicando os valores turísticos dos territórios como um todo, com destaque para a visita aos principais pontos de interesse geológico e paisagístico de cada Geoparque, experiências gastronómicas e o contacto com as suas gentes e tradições.
Será a agência de viagens Oestetur, sediada nas Caldas da Rainha, quem irá comercializar esta Rota, contando com uma vasta experiência na organização e acompanhamento de grupos.
Numa primeira fase, irá envolver os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal Continental e, posteriormente, será desenhado um programa turístico exclusivo para o Geoparque Açores.
Este produto turístico será promovido junto do mercado nacional e internacional, com o objetivo da primeira edição decorrer entre 20 e 28 de outubro de 2024. Sendo um circuito de tudo incluído de 8 dias e 7 noites, inclui 8 almoços e 7 jantares em restaurantes locais, a visita a mais de 25 geossítios, mais de 10 museus e centros interpretativos e diversas experiências, como workshops e passeios de barco. O programa de atividades é da responsabilidade da Oestetur, que segundo Lídia Leal “destina-se sobretudo ao público estrangeiro, mas é igualmente aliciante para o público nacional, uma vez que apresenta Portugal da perspetiva da diversidade do património e da cultura dos geoparques”.
Para Daniela Rocha, coordenadora executiva da AGA – Associação Geoparque Arouca e representante dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, “este programa turístico é uma oportunidade para divulgar e promover estes territórios, mas também os seus produtos, gastronomia e parceiros, mostrando a riqueza e genuinidade do património nacional”.