Lançada plataforma digital para dar a conhecer itinerários de Saramago

“Viagem a Portugal Revisited” é a denominação da plataforma digital lançada segunda feira, 12 de setembro em resultado de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação Saramago. O lançamento da plataforma insere-se nas comemorações do centenário do escritor.
Em https://www.journeytoportugalrevisited.com/ , a plataforma que dá a conhecer os itinerários de Saramago parte do livro “Viagem a Portugal” (1981), escrito entre outubro de 1979 e julho de 1980, a convite do Círculo dos Leitores. “Revisitam-se os locais descritos no livro, as paisagens, as comunidades, o património natural e cultural, promovendo Portugal como destino de Turismo Literário”, explica uma nota do Turismo de Portugal.
José Luís Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, foi convidado a revisitar seis destes locais e assumiu o papel de anfitrião de cinco autores internacionais que reinterpretam os roteiros originais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França). Em cada local revisitado, os autores escreveram textos sobre o destino, que são complementados com vídeos, fotografias e roteiros.

Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos são os doze locais de revisitação identificados na plataforma que está disponível em português, espanhol e inglês, e será divulgada pelo Turismo de Portugal em mercados estratégicos como Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos.
O Turismo de Portugal faz notar que este projeto está enquadrado na estratégia que tem vindo a desenvolver no contexto do Turismo Literário, assente em eixos como a qualificação da oferta através do apoio à estruturação de novos projetos, ou o “desenvolvimento de campanhas promocionais que inspiram a descoberta do território através dos escritores das suas obras”.