Lamego e Tarouca apresentam “O Caminho dos Monges”

Corredor verde com cerca de 42Km, “O Caminho dos Monges” é um projecto intermunicipal desenvolvido pelos municípios de Lamego e Tarouca.
A apresentação do projeto “O Caminho dos Monges” será feita pelos municípios de Lamego e Tarouca esta quinta-feira, 17 de março, pelas 18h15, na Bolsa de Turismo de Lisboa, no espaço da Comunidade Intermunicipal do Douro, pelas 18h15, no Balcão Central do Espaço Comunidade Intermunicipal do Douro e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“O Caminho dos Monges” é um projeto intermunicipal com cerca de 42km que percorre o antigo caminho que os Monges de Cister faziam desde o Mosteiro de São João de Tarouca até ao Douro. Trata-se de um “corredor verde” ao longo do rio Varosa (afluente do rio Douro) que “pretende valorizar o património cultural, histórico e natural, do vale do Varosa e Douro, através de um percurso pedestre”.
Financiado a 65% pelo Turismo de Portugal, pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, ao longo do Caminho dos Monges pode ser apreciado um vasto património secular, paisagens únicas e uma fauna e flora diversificada, sendo, por isso, “um projeto único e de grande importância para a região”, como considera o município de Lamego.
Antes da apresentação deste projeto, pelas 17h30, no espaço da Comunidade Intermunicipal do Douro, da EN2 e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, o município de Lamego irá promover o seu território e os seus produtos endógenos, desde o vasto património arquitetónico à gastronomia e vinhos, em que pontificam os queijos, a bôla de Lamego e o biscoito da Teixeira, bem como os espumantes e licores que ali poderão ser degustados.