KLM junta primeiro Airbus A321neo à frota
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/08/1o-A321neo-da-KLM-em-Hamburgo.jpg)
A chegada do novo avião insere-se no programa de renovação de frota iniciado pela KLM para apoiar operações de voo mais limpas, silenciosas e com maior eficiência de combustível.
A KLM acaba de dar as boas-vindas ao seu primeiro Airbus A321neo depois de este ter aterrado na tarde de terça-feira, 27 de agosto, em Schiphol. A partir de meados de setembro, o A321neo começará a servir vários destinos europeus, nomeadamente, Copenhaga, Berlim e Estocolmo em meados de setembro. Seguem-se depois, Paris, Praga e Viena.
“A chegada do primeiro A321neo marca o início da substituição da nossa frota de Boeing 737. O A321neo gera menos ruído e CO2 e, por isso, contribui significativamente para um futuro mais limpo e silencioso. Também oferece mais conforto. Estou muito curiosa por ver como é que os nossos passageiros irão experienciar a nova aeronave.”, afirmou a presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel.
De salientar que a KLM vai adquirir, ainda este ano, mais três aviões Airbus A321neo. Estes aviões estão equipados com novos motores que emitem menos CO2 do que os seus antecessores. Medido por passageiro-tonelada-quilómetro, o A321neo é cerca de 21% mais eficiente em termos de combustível do que o avião Boeing 737 que substitui. Além disso, o impacto em termos de ruído é menor – basicamente, reduzindo a sua pegada sonora para metade –, o que causa um transtorno muito menor aos residentes.
Acresce que os passageiros do A321neo experimentam mais conforto graças aos bancos mais largos, às mesas maiores e aos compartimentos de bagagem mais espaçosos. Cada assento está equipado com uma porta USB-C e um suporte para telemóvel ou tablet.
A aeronave também oferece mais comodidade para a tripulação, incluindo um corredor mais amplo e compartimentos de bagagem fáceis de abrir.
A KLM vai investir sete mil milhões de euros no seu programa de renovação da frota nos próximos anos, o que representa uma parte substancial da sua carteira de investimentos total. Nas rotas europeias, a KLM irá substituir os seus antigos B737 por aviões A320 e A321neo. Na KLM Cityhopper, os novos modelos E2 vão juntar-se aos Embraer 175 e 190. Para os voos intercontinentais, a KLM irá adicionar cinco novos Boeing 787-10, seguidos pelos Airbus A350, que irão substituir os antigos B777 e A330. Finalmente, a KLM encomendou quatro A350F para a sua divisão de carga, que irão substituir os aviões de carga B747.
Imagem: 1º A321neo da KLM em Hamburgo